IX Encontro de Iniciação Científica & VIII Encontro de Extensão

Vanúbia Monteiro de Sousa2

Pedro Valter Santos Silva3

Akiro Meneses Chikushi4

Introdução: A preocupação com a degradação ambiental é tema amplamente debatido na atualidade. Percebe-se uma ascendente necessidade de minimização dos impactos ambientais principalmente no que tange os novos procedimentos construtivos. A indústria da construção civil se volta a buscar cada vez mais materiais, métodos e técnicas que possibilitem um melhor desempenho ambiental dos seus produtos e serviços. A energia solar é uma fonte direta de calor e luz. Ela é abundante, permanente, renovável, e sua utilização reduz o desgaste do ecossistema, não emite poluentes ao sistema, não agride a camada de ozônio, contribui com a diminuição do aquecimento global e do efeito estufa do nosso planeta. Em busca de uma solução sustentável, o Brasil desenvolve, atualmente, vários projetos de aproveitamento da energia solar e, dentre eles, alguns por meio de sistemas fotovoltaicos. Um dos principais entraves à difusão da tecnologia de aquecimento solar de água é o custo de aquisição dos equipamentos, particularmente para residências de baixa renda. Mas a tendência aos longos dos anos é a redução de custos, em função da escala de produção, dos avanços tecnológicos, do aumento da concorrência e dos incentivos governamentais. Objetivo: Estudar a produção de energia elétrica para aquecimento de água em habitações populares através de energia solar e placas fotovoltaicas seguindo uma forma sustentável, de modo a expandir pra sociedade a importância da implantação de um sistema de energia renovável e limpa, demostrando a praticidade do equipamento, bem como as vantagens e desvantagens em relação ao investimento inicial, e o tempo de retorno do mesmo. Metodologia: A abordagem dessa pesquisa será de caráter qualitativo, onde serão realizadas pesquisas bibliográficas e documental tais como artigos e publicações técnico-científicas, dissertações e teses em relação ao assunto proposto, pesquisas na internet referente a artigos disponibilizados em sites de associações técnicas e entidades científicas, além de uma visita ao local do estudo da possível implantação do projeto para uma coleta de dados no local. Após um primeiro contato com o tema e com informações suficientes para elaborar um trabalho conciso e de relevância, será preciso uma busca de informações de uma forma mais intensa em centros de pesquisas brasileiros na conservação e uso eficiente de energia, fontes renováveis, diagnósticos energéticos, geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Depois de coletar os dados estudados juntamente com o professor orientador atuante da área do tema proposto, será realizada a identificação da melhor forma de organizar os resultados e elaboração de um projeto para atender à população das habitações populares envolvidas na pesquisa. Conclusão: A abordagem dessa pesquisa será de caráter qualitativo, onde serão realizadas pesquisas bibliográficas e documental tais como artigos e publicações técnico-científicas, dissertações e teses em relação ao assunto proposto, pesquisas na internet referente a artigos disponibilizados em sites de associações técnicas e entidades científicas, além de uma visita ao local do estudo da possível implantação do projeto para uma coleta de dados no local. Após um primeiro contato com o tema e com informações suficientes para elaborar um trabalho conciso e de relevância, será preciso uma busca de informações de uma forma mais intensa em centros de pesquisas brasileiros na conservação e uso eficiente de energia, fontes renováveis, diagnósticos energéticos, geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Depois de coletar os dados estudados juntamente com o professor orientador atuante da área do tema proposto, será realizada a identificação da melhor forma de organizar os resultados e elaboração de um projeto para atender à população das habitações populares envolvidas na pesquisa.

Palavras-Chave: Energia Limpa, Energia Solar fotovoltaica, Sustentabilidade

4. Orientador, Especialização (Concluído), FACULDADE DE JUAZEIRO DO NORTE - FJN