Clima e cidade: Primeiros estudos sobre um Mapa Climático Urbano aplicado em Juazeiro do Norte/CE.

Hévila Rayara Cruz Ribeiro1

Amanda Ramile Alves Brandão2

Anna Larissa Bezerra Brito3

Vladimir Sobral de Souza4

Introdução: Por ser uma cidade turística-religiosa e atrativa por seu desenvolvimento econômico e educacional, a cidade de Juazeiro do Norte-CE passa por um crescimento urbano acelerado. Contudo, estudos no campo da climatologia urbana vem demonstrando que a expansão urbana rápida e desordenada pode interferir no clima local e no bem-estar da população (BARBIRA TO,G.M.et al.,2007). Aspectos da cidade como topografia, vegetação, permeabilidade do solo, forma urbana, orientação das vias de tráfego e concentração de edificações alteram os padrões de correntes de vento, temperatura e umidade do ar. Áreas da cidade que apresentam uma estrutura urbana não condizente com o tipo climático da região, podem acarretar em prejuízo do conforto térmico nos recintos urbanos e nas edificações que a compõe; um exemplo disto são as mudanças que a cidade pode causar na direção dos ventos, na temperatura e umidade do ar, que são fatores que mais afetam o bem-estar dos cidadãos, como também a saúde e o desempenho no trabalho. Os estudos que caracterizam as condições climáticas da cidade e informações que retratem o clima local são escassos. Isto contribui com o desinteresse dos gestores públicos e da população pela criação de um planejamento urbano com base no conforto térmico. Objetivo: Esta pesquisa propõe através de um levantamento documental e bibliográfico, a catalogação e classificação dos elementos físicos dos bairros Franciscanos e Timbaúba, localizados em Juazeiro do Norte/CE, visando a concepção de um Mapa Climático Urbano para a área estudada e assim entender as características físicas dos bairros em relação ao clima e a sua correspondência com conforto da população. Metodologia: A metodologia empregada neste artigo baseou-se na utilizada no desenvolvimento do Mapa Climático Urbano da cidade de Hong Kong, desenvolvida por Katzschner (2006). Na primeira etapa do trabalho, foi feita a coleta de dados e avaliação dos elementos físicos quanto aspectos de carga térmica e de potencial dinâmico, através de imagens de satélite no software de geocessamento ArcGis. Estas tecnologias de Geoinformação são empregadas para gerar conhecimentos referentes ao espaço urbano e análise territorial. A segunda etapa, terá como objetivo a formação de mapas de Carga Térmica e de Potencial dinâmico para assim ter como resultado o Mapa Climático Urbano. Conclusão: Percebe-se que aspectos tão evidentes da cidade de Juazeiro do Norte como a baixa permeabilidade do solo, alta rugosidade provocada pelas edificações próximas e a falta de vegetação adequada podem estar em desacordo com o conforto térmico da população. Assim faz-se necessário e relevante a produção de conhecimentos que contribuam com os gestores públicos, com o bem-estar da população e que também permitam que a arquitetura e o urbanismo contribuam para o equilíbrio ambiental e bem-estar coletivo da cidade.

Palavras-Chave: Planejamento urbano, conforto térmico, Mapa Climático Urbano

4. Orientador, Mestrado (Concluído), UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB