IX Encontro de Iniciação Científica & VIII Encontro de Extensão

Eleições Para Além do Voto: As Ciências a Serviço da Cidadania

ISSN 1984-1876Setembro/2016

Gestão Familiar e Processo Sucessório no comercio do mercado Governador Gonzaga Mota em Juazeiro do Norte – CE

Maria Auxiliadora dos Santos1

Maria Cintia Batista dos Santos2

Maria Clara Hamazaki3

Sávio de Brito Fontenele4

Introdução: As empresas da cidade de Juazeiro do Norte são tradicionalmente familiares. Devotos, ao seguir os conselhos de Padre Cicero de que deveriam empreender para garantir o sustento familiar, acabaram envolvendo todos os membros da família na produção de produtos e/ou prestação de serviços, gerando um processo de sucessão temporal. Além disso, devido à história de fé e devoção ao Padre Cicero, essa cidade também se destaca pela crescente desenvoltura do setor econômico. Vários fatores contribuem para esse desenvolvimento: polos universitários; setor industrial, mas, seu principal propulsor é o comercio varejista, responsável por 80% do PIB do município. Nesse contexto, surge com relativa importância, a necessidade de se analisar o grande número de empresas familiares existentes, visto que a maioria desaparece do mercado pelas dificuldades encontradas. Uma das principais causas do fracasso destas empresas ao longo das gerações está justamente na inabilidade do fundador e posteriormente dos sucessores em lidarem com as questões relacionadas com a família e a empresa. Objetivo: Relacionar a gestão de empresas familiares no comercio varejista do mercado Governador Gonzaga Mota, bairro do Pirajá, em Juazeiro do Norte – CE, aos fatores que favorecem o processo de sustentabilidade organizacional, traçando o perfil e apontando dificuldades e conflitos constatados nestas empresas. Metodologia: A fundamentação teórica deste trabalho foi feita através de revisão bibliográfica, que possibilitou o aprimoramento do tema, juntamente com uma pesquisa de campo que foi realizada através de questionários, com 19 perguntas, aplicados aos comerciantes instalados no mercado em análise. A pesquisa quantitativa foi realizada por amostragem. A amostra foi selecionada a partir do método de amostragem sistemática, utilizando o critério de intervalo entre os sujeitos selecionados (de 10 em 10 sujeitos selecionamos 1). Foram considerados 91 (~10%) dos 916 comerciantes devidamente cadastrados que trabalham nos boxes do mercado do Pirajá. O início da amostragem se deu no primeiro corredor próximo à Avenida Ailton Gomes, selecionando o primeiro box. O próximo selecionado seguiu um efeito zig-zag, constatando-se que o segundo será o décimo box do efeito. De posse dos dados, os gráficos foram construídos para apresentar os resultados, consequentemente alcançando a análise de forma clara. Conclusão: Os dados obtidos concluem que os negócios familiares são dominantes nos boxes do mercado do Pirajá. Dos comerciantes entrevistados, 62% afirmam que o negócio é familiar, sendo que 69% dos entrevistados informam que o negócio está na primeira geração. Constatou-se ainda que não se trabalha com sistemas, métodos para otimização dos processos, novas tecnologias e controle dos estoques, fato esse interfere no planejamento e crescimento da organização. Contudo, a maior dificuldade encontrada no momento é a crise política e econômica atual do país, pois 66% dos comerciantes entrevistados confirmam esse fato. Tal percentual se justifica devido à preocupação dos comerciantes em relação às vendas, se comparado ao ano de 2015. Conclui-se que para obter o sucesso da organização, a cooperação e a comunicação entre gerações são primordiais na fase do trabalho em conjunto. Os gestores precisam estar sempre inovando, embora nos questionários a maioria diz se adequar a novas ideias, na prática poucos o fizeram. E os clientes estão mais exigentes e os concorrentes aproveitando as oportunidades existentes. Desenvolver ações estratégicas permitirá que a sustentabilidade das organizações seja contemplada, tendo como prioridade a longevidade da empresa sem desconsiderar as dimensões culturais que a envolve por ser familiar.

Palavras-Chave: Comerciantes, Varejo, Pirajá

2. Co-autor, Graduação (Concluído), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP