Análise do saneamento básico do município de Juazeiro do Norte-CE

Paulo César de Oliveira Júnior1

janeide ferreira alencar de oliveira2

Introdução: Segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, saneamento é o controle de todos os fatores do meio físico do homem que exercem ou podem exercer algum efeito nocivo sobre o bem-estar físico, mental e social. Podendo ainda ser compreendido como o conjunto de ações socioeconômicas que tem por objetivo alcançar a salubridade ambiental (GUIMARÕES; CARVALHO; SILVA, 2007). A falta ou inadequação do saneamento, principalmente nas áreas pobres, agrava o quadro epidemiológico, favorecendo doenças como diarreia, cólera, dengue, esquistossomose e leptospirose. Sua importância está ligada a melhoria da condição de vida dos habitantes, sendo indispensável à manutenção da saúde humana com ênfase na infantil, contribuindo no controle e prevenção de doenças, na preservação dos recursos hídricos, na expansão do turismo bem como na melhoria do espaço público. Desta forma o saneamento consiste em um fator essencial para o reconhecimento de um país como desenvolvido (ITB, 2016a). Objetivo: Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo discutir as questões relacionadas ao saneamento básico do município de Juazeiro do Norte-CE, especificamente realizando uma análise das condições do sistema, verificando a necessidade e importância de sua ampliação de forma a melhorar a qualidade de vida da população. Metodologia: O presente estudo pode ser classificado como uma pesquisa descritiva-exploratória. Para Gil (2008), as pesquisas descritivas são, juntamente com as exploratórias, as mais utilizadas por pesquisadores preocupados com a atuação prática. Foram utilizadas como fonte dados disponibilizados pelo Instituto Trata Brasil (ITB), Fundação Nacional da Saúde (FUNASA), Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE), Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA-CE) e artigos acerca do assunto. Conclusão: A CAGECE (2016) aponta que dos domicílios que apresentam rede coletora disponível em Juazeiro do Norte apenas 22660 estão ligados e 14964 estão com rede não ligada, havendo ainda regiões onde o serviço não está disponível. Para ela o principal motivo para a não ligação está no impacto do custo do serviço no orçamento familiar. No estudo realizado por Silva et al. (2015) através da aplicação de questionário simples em 115 residências/comércios de Juazeiro do Norte, 53 afirmaram não ter interesse no serviço de ligação, quase metade dos entrevistados. Com relação ao saneamento básico Juazeiro do Norte está na 95° posição entre as 100 maiores cidades do Brasil. Conta com 3033 novas ligações de água, sendo ainda necessárias 21330 ligações para a universalização do serviço. Sobre o esgotamento, foram feitas 367 novas ligações, faltando 79428 ligações para a universalização (ITB, 2016b). Devido à falta de ligações à rede de esgoto as residências utilizam de meios alternativos para a disposição final do seu efluente. Segundo Silva et al. (2015) a utilização de fossas absorventes pela grande maioria da população causa danos ao ambiente, pois há infiltração direta do esgoto no solo podendo atingir o manancial subterrâneo da cidade utilizado como fonte única de abastecimento. Por tudo isso, o sistema de tratamento de esgoto de Juazeiro do Norte necessita ser ampliado, de forma a atender todos os moradores, e que estes, conscientes do seu papel social e ambiental, façam a ligação de suas residências à rede.

Palavras-Chave: Saneamento, Déficit, Ampliação

2. Orientador, Mestrado (Concluído), INSTITUTO DE TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO - ITEP