IX Encontro de Iniciação Científica & VIII Encontro de Extensão

Eleições Para Além do Voto: As Ciências a Serviço da Cidadania

Juazeiro do Norte - CE


ISSN 1984-1876Setembro/2016

Clima Organizacional na Administração Moderna das Empresas Privadas como Fator Primordial para Motivação dos Colaboradores.

Evelinny Soares Batista1

Karla Regina dos Santos2

renata adna alves lima3

Adriana de Alencar Gomes Pinheiro4

Introdução: O presente trabalho enfoca alguns aspectos sobre a importância do clima organizacional na administração moderna dentro das empresas privadas, incluindo as teorias que a fundamentam e seus valores. Sendo este foco de estudos específicos que dominam este problema como clima organizacional da empresa, que os objetivos são um importante instrumento a ser utilizado na busca dos resultados estabelecidos. Com isso, as constantes transformações das relações humanas passaram a ser observadas, bem como a necessidade de mudança do ser humano por melhores condições de vida. A partir daí a gestão tem aliado as referidas necessidades ao incremento dos resultados organizacionais com a qualidade e o bem-estar humano, percebendo-se, dessa forma que tal elo trazia melhorias significativas aos resultados da empresa. Atualmente, torna-se cada vez mais necessário à área de Recursos Humanos mensurar suas ações, por intermédio de procedimentos técnicos que possam respaldar, ao máximo, sua atuação nas organizações. Na verdade, a meta é transformar o setor de RH em um centro de sucesso empresarial, com uma participação ativa e eficiente, sendo que, atualmente, conta - se com alguns instrumentos que podem ajudar a se atingir este objetivo, pela operacionalização em outros mais tangíveis, como a avaliação do nível de satisfação do colaborador com a empresa, com as lideranças, com o ambiente de trabalho e, principalmente, pela pesquisa de clima organizacional. Face ao exposto, este trabalho justifica-se no intuito de abranger ao estudo do clima organizacional, visando diagnosticar e propor ações para melhor desempenho das atividades da organização, objetivando maior produtividade. Objetivo: Este estudo tem como objetivo principal identificar a importância do clima organizacional dentro das empresas privadas, especificamente analisando quais os fatores que afetam e, tendo como resultante, uma melhoria no desempenho dos colaboradores. Metodologia: A metodologia da pesquisa foi quantitativa de caráter bibliográfico e descritivo, na qual abordou aspectos teóricos, referentes ao estudo acerca dos recursos humanos, gestão de pessoas, motivação e clima organizacional. A técnica de pesquisa utilizada é o estudo de caso. Segundo Dencker (2000), o estudo de caso nada mais é, que o estudo profundo e exaustivo de objetos e situações determinados, permitindo o conhecimento e profundidade dos processos sociais. Os dados obtidos foram organizados, tabulados e analisados utilizando-se da porcentagem como medida matemática para medi-los estatisticamente e comparar os valores obtidos. Conclusão: A partir da análise dos dados obtidos na pesquisa de clima organizacional realizada, foi possível observar que, de modo geral os colaboradores se mostraram satisfeitos com a organização, sendo que 80% deles afirmaram sentir orgulho de trabalhar na empresa e 65% dos colaboradores sentem-se motivados para o trabalho. As empresas precisam investir mais na melhoria do Clima Organizacional, adotando práticas de gestão abertas e transparentes que privilegiam as pessoas na busca do comprometimento e do envolvimento com o negócio. Para tanto, a gestão da empresa sob este aspecto precisa ser reformulada, adotando ferramentas modernas de relacionamento e de abertura para que as pessoas possam produzir mais e melhor e se sintam felizes por estarem ali. A pesquisa revelou poucos pontos considerados negativos na organização, indicando que os colaboradores se sentem satisfeitos e motivados para o trabalho, o que torna o clima organizacional favorável ao desenvolvimento das atividades, da empresa e das pessoas. Os resultados obtidos na pesquisa mostram apenas como os respondentes se sentiam em relação às questões abordadas no momento da aplicação do questionário, o que pode variar de acordo com diversos aspectos, inclusive o período em que os dados foram coletados. Porém, a formação do clima organizacional é um processo contínuo, já que tanto as pessoas quanto o ambiente se modificam, assim como suas necessidades.

Palavras-Chave: Clima Organizacional, Gestão de Pessoas, Empresas Privadas.

  1. Autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  2. Co-autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  3. Co-autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  4. Orientador, Graduação (Concluído), UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR