IX Encontro de Iniciação Científica & VIII Encontro de Extensão

Matheus Feitosa Leonel2

Jéssyka Maria dos Santos Pinto de Macêdo3

Hommel Pinheiro Lima4

Introdução: O ensino superior brasileiro apresentou, nas últimas décadas, um elevado crescimento, tanto no número de matrículas como no corpo de docentes. Os métodos didáticos também se desenvolveram. Atualmente são usados os mais variados métodos de ensino tanto em universidades quanto em faculdades. Em tecnologia avançamos. Entretanto, em metodologia ainda estamos a pesquisar, correndo contra o tempo, tentando adequar os recursos disponíveis às práticas que conhecemos. A técnica de ensino mais antiga é a aula expositiva. Entre as técnicas alternativas à aula expositiva destaca-se o ensino em pequenos grupos, dentre os quais as técnicas de seminários, métodos de caso e jogos de empresas. Utilizados em universidades americanas, os jogos de empresas têm se mostrado como uma alternativa didática, viável e muito utilizada no ensino superior no Brasil. Esse método é caracterizado pela aprendizagem vivencial. Apresenta elementos que completam o ensino tradicional. O caráter lúdico dos jogos proporciona aos docentes uma possibilidade de aprendizagem satisfatória e efetiva, além disso, ajuda no desenvolvimento humano e desenvolve as habilidades por meio de situações cotidianas que são vividas dentro de empresas. Os jogos de empresa é um recurso valioso que, se bem explorado, pode contribuir grandemente para o avanço da educação gerencial. Os Jogos de Empresa, nas Instituições de Ensino Superior, não é somente uma disciplina complementar, e sim obrigatória na matriz curricular. Objetivo: Este trabalho procurou fazer uma breve revisão bibliográfica das principais características percebidas pelos principais autores brasileiros sobre jogos de empresas, seus objetivos e resultados de sua aplicação. Metodologia: Essa pesquisa se qualifica como uma pesquisa do tipo exploratória. Este tipo de pesquisa tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses. As pesquisas exploratórias principalmente do tipo bibliográficas possuem uma importância crucial no desenvolvimento de trabalhos, pois é através delas que muitos pesquisadores encontram disponível assunto para compor o embasamento teórico na realização dos seus trabalhos. Para compor esse trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica na internet, no qual se utilizou de matérias disponíveis em artigos, livros e páginas especializadas que abordam o assunto em questão. Conclusão: Esse trabalho apresentou a ferramenta dos jogos de empresa que pode ser utilizado em cursos de graduação, pós-graduação e em empresas para os profissionais. De acordo com o que foi colocado, podemos concluir que os jogos de empresa surgem como uma nova prática de ensino, que auxilia no processo de aprendizado e de inserção de acadêmicos no mercado atual. Os jogos de empresa é uma estratégia que mostra a possibilidade de melhorar o ensino e o ambiente organizacional, além de demonstrar a importância do ensino de conceitos e a aplicação desses conceitos na prática. Apesar de se tratar de uma técnica cinquentenária, sua aplicação se intensificou nas últimas décadas, principalmente pelas facilidades provenientes dos avanços computacionais. Os jogos de empresa é uma boa maneira de aprender simulando a realidade.

Palavras-Chave: Jogos de Empresa, Ensino, Administração

4. Orientador, Mestrado (Concluído), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP