ÉTICA EM JOHN RAWLS: A JUSTIÇA COMO EQUIDADE

Mauro Nunes Cordeiro Filho1

José Alberto Mauro Facundo de Lima Filho2

João Mendes Possiano3

Introdução: A reflexão da ética se dá em muitos âmbitos, dada a qualidade multifacetada do objeto da práxis humana. Pensar na ética como justiça, é mais que pensar uma ética da justiça ou uma justiça com ética. O direcionamento que leva a compreender essa nuance da ética é o aprimoramento do pensamento da relação humana num âmbito universal, maior que o comportamento ético de comunidades e relações internas. Envolve, sobremaneira, as instituições sociais e a própria organização sociopolítica e jurídica da sociedade. Objetivo: O objetivo do nosso trabalho é promover o estudo do pensamento de John Rawls no que toca a ética na contemporaneidade, apresentando os seus aspectos mais importantes e ainda, identificar sua contribuição no contexto dessa reflexão. Metodologia: Para alcançar nosso objetivo procuramos elaborar resenhas e resumos da obra de Ralws, e também de alguns autores e estudiosos do seu pensamento. Dado isto, podemos classificar nosso trabalho como de cunho bibliográfico. O trabalho também se caracteriza como do tipo crítico-reflexivo, numa perspectiva panorâmica e exploratória. Sob os auspícios de compreensão e construção de uma reflexão própria utilizamos o método dedutivo, que permitiu articular um discurso que tomasse essa ideia. Por fim, ainda sobre a metodologia, consideramos nossa abordagem como do tipo qualitativa, por importar-nos em organizar os elementos explorando sua densidade axiológica. Conclusão: O autor apresenta sua teoria como uma ética política, num contexto neo-contratualista, considerando a pluralidade de sociedades. A sua proposta é uma análise, a priori, de um contrato social original, oriundo das decisões de cada sociedade. Assim sendo, cada pessoa deve decidir racionalmente o que é o bem comum, e, consecutivamente, definir o que é justo e injusto para revelar uma constituição, escolhida e elaborada em consonância com os princípios de justiça inicialmente acordados. Desta forma, John Rawls imprime uma tentativa de apontar os caminhos da sociedade para buscar o bem comum. Revestido desse caráter político, o alcance da justiça se dá, sobremaneira, no exercício direcionado da equidade. Assim, o contexto ético é abordado a partir de princípios que nos conduzem à distribuição de bens e a supremacia da liberdade. O filósofo nos provoca apresentando uma ideia de ética pautada na justiça. Isso porque, em sua concepção, a justiça é a primeira das virtudes das instituições sociais; da mesma forma que a verdade é a primeira para os sistemas de pensamento. Sua proposta é trazer conceitos que sejam direcionados para alcançar a justiça; tendo esta satisfeita, quando atende, primordialmente, o princípio da equidade. Tanto a verdade como a justiça, são elementos indisponíveis. Desta forma, Rawls apresenta uma teoria da justiça que preza pelo alcance da virtude – justiça – por meio de esforços em busca da equidade. É a justiça como equidade, é uma relação na perspectiva de fairness, como propõe o originalmente o autor. Para ele, a equidade está fundamentada numa justiça distributiva. É uma proposta de justiça social, balizada no próprio do ideal social.

Palavras-Chave: Ética, Justiça, Filosofia política

1. Autor, Graduação (Cursando), INSTITUTO DIOCESANO DE FILOSOFIA E TEOLOGIA - IDFT
  2. Co-autor, Graduação (Cursando), INSTITUTO DIOCESANO DE FILOSOFIA E TEOLOGIA - IDFT
  3. Orientador, Especialização (Concluído), INSTITUTO DIOCESANO DE FILOSOFIA E TEOLOGIA - IDFT