IX Encontro de Iniciação Científica & VIII Encontro de Extensão

Eleições Para Além do Voto: As Ciências a Serviço da Cidadania

Juazeiro do Norte - CE


ISSN 1984-1876Setembro/2016

INTERVENÇÃO EMPRESARIAL EM ÓTICA COM FOCO NA SUA ASCENDÊNCIA NA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE

ELAENE GREGÓRIO RAMOS1

Mayara Batista Araujo2

janeide silva barros3

Anderson Ramom do Amaral Leite4

Introdução: Com a mudança no mercado ótico o uso de óculos agora não é mais vinculado a desconforto, ocorre uma inversão de sua imagem onde se torna um acessório que traz consigo tendência, moda, leveza, beleza e resistência. Esse negócio se amplia e configura um cenário de grandes oportunidades para pequenos comércios de varejo. As organizações buscam manter seu crescimento, desenvolvimento e melhoria no espaço no qual estão inseridos, mesmo em meio a todas as barreiras geradas principalmente pela forte concorrência presente. Nesse exato ponto é necessário se destacar em meio aos diversos outros negócios neste ramo, propor uma forma de visibilidade, estruturação de imagem e ganho de uma fatia desse imenso mercado. Dentro dessa perspectiva realizou-se uma intervenção na empresa Empório dos Óculos para propor um reposicionamento em relação à segmentação de seus clientes e melhorar sua visibilidade no mercado. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo principal diagnosticar e, posteriormente, propor uma intervenção para o reposicionamento de uma ótica na cidade de Juazeiro do Norte. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa realizada por meio de dados coletados a partir de entrevista com a proprietária e gerente da empresa e com os funcionários, no intuito de conhecer os processos organizacionais. Ainda realizou-se uma pesquisa de campo para determinarmos os concorrentes diretos bem como uma análise de dados secundários sobre o mercado de óticas no geral. Conclusão: Devido ao grande crescimento no mercado ótico e as oportunidades trazidas consigo na criação de lojas de varejos a acirrada concorrência torna-se a maior problemática enfrentada pela empresa em questão. Sendo que grande parte de seus concorrentes possuem uma experiência maior por estarem presentes nesse mercado há muitos anos, possuindo assim clientes que, muitas vezes, já são fidelizados a determinadas lojas. Com base no que foi observado na loja, foi verificado então a necessidade segmentar de clientes da loja, olhar de maneira mais distinta e detalhada para o público-alvo que deseja atingir e realçar o que seus produtos e serviços têm de melhor para atrair mais clientes e fidelizá-los. Delimitando o perfil do cliente potencial da loja, para que fosse proposta ações a serem executadas para atrair esse consumidor para essa organização. A falta de divulgação, a questão da visibilidade da empresa, pois nem sempre ela consegue ser percebida. Para essa problemática usamos as redes sociais existentes da empresa para promovê-la no mercado, permitindo que ela seja notada e ganhe seu espaço lá fora. Foi criado um anúncio para divulgar uma promoção existente, assim como uma forma de comunicação para demonstrar sua variedade de produtos disponíveis. Por ser uma empresa nova no mercado não possui uma grande capital a ser investido, dessa forma é necessário um cuidado maior na escolha de algumas ações que sejam capazes de serem efetivamente custeadas e realizadas pela empresa, tais como: Reduzir custos com estoque mantendo uma quantidade de produtos que realmente seja viável para a loja, Não permitir que armações fiquem paradas na loja, pois isso gera custos adicionais para manter esse estoque e como sofrem influência das tendências presentes no mercado permaneçam muito tempo no estoque fica ainda mais difícil vendê-los para outros clientes. Evitar desperdícios e avarias em armações dentro do que é possível intervir, mantendo uma organização e controle sobre os produtos presentes na loja.

Palavras-Chave: Óticas, Intervenção, Reposicionamento

  1. Autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  2. Co-autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  3. Co-autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  4. Orientador, Graduação (Concluído), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP