Eleições Para Além do Voto: As Ciências a Serviço da Cidadania
Juazeiro do Norte - CE
Kelly de Sousa Góis Araújo1
Demylle Ohanna sousa leite2
Daniele Sales Gomes3
PEDRO ADJEDAN DAVID DE SOUSA4
Introdução: O presente artigo trata da influência da mídia nas eleições. A mídia tem um papel importante perante a sociedade, pois é a responsável pela garantia do direito a informação, pela formação de opiniões, bem como tem o dever de assegurar a ciência dos cidadãos acerca dos candidatos e das propostas oferecidas por estes, visando assim a melhor escolha para si e para todos. A mídia possui liberdade de imprensa, e aproveitando-se dessa tende a prevaricar, de tal forma que substitui sua finalidade precípua de tornar o processo eleitoral público e esclarecer dúvidas relacionadas à matéria eleitoral, pela busca do alcance dos seus interesses, abusando assim de sua liberdade de imprensa. Por vários motivos os meios de comunicação fazem propagandas e expressam opiniões que favoreçam a tal partido ou a tal candidato; fato é que estes motivos são bastante benéficos para si, e não parecem ser de baixo custo. Um questionamento se faz sobre até que ponto esses ductos de informação podem influenciar nas escolhas feitas pelas pessoas acerca de seus representantes. Notadamente que os meios de comunicação são influentes, pois como o próprio nome sugere estes têm o dever de comunicar, informar o que ocorre, e como educação política não é o forte do Brasil a única fonte de educação acaba por advir de televisores, jornais e revistas. Infelizmente esses transmissores de informação nem sempre passam as informações de maneira a garantir a credibilidade devida, tendendo a favorecer um ou outro candidato, bem como a um ou outro partido político, esquecendo que seu dever é o de propagar informação de forma imparcial, fazendo com que automaticamente cada pessoa forme seu juízo de escolha a respeito do seu voto, sem, contudo fazer a própria escolha por esta. Objetivo: O objetivo geral do tema escolhido é mostrar o quão catastróficas podem ser as intervenções da mídia perante a sociedade, pois se as pessoas deixarem suas convicções de lado e se atentarem tão somente à obediência de opiniões prontas sem buscarem fazer questionamentos e obter conhecimento acerca dos candidatos e suas respectivas propostas, danos irreparáveis podem ser ocasionados na ida do eleitor às urnas. O objetivo específico é alertar as pessoas acerca do dever de se policiar em relação a se deixarem influenciar perante qualquer opinião dos veículos midiáticos, de tal forma que podem depositar seu voto em boas mãos, como também em mãos erradas, podendo pôr em risco o seu futuro e o de muitas outras pessoas. Metodologia: O trabalho adotou como metodologia a pesquisa teórica, qualitativa a partir de estudos bibliográficos e observação. Os autores que foram utilizados como base de estudo foram Edilson Pereira Farias (2000) e Marcos Coimbra (2014). Conclusão: Com o referido trabalho pode constatar-se que rupturas devem ser feitas em relação à dominação da mídia para a formação de opiniões e escolhas dos votos nas eleições. Dessa forma faz-se necessário que haja a propagação de educação política para todos e que os veículos de comunicação transpassem fidelidade e lealdade na hora de informar, sem deixar que interesses ocultos prevaleçam sobre o dever de propagar conhecimento para todos os cidadãos.
Palavras-Chave: Influência, Mídia, Eleições