A LÓGICA NO PERÍODO MEDIEVAL À LUZ DO PENSAMENTO TOMISTA

Mauro Nunes Cordeiro Filho1

José Alberto Mauro Facundo de Lima Filho2

João Mendes Possiano3

Introdução: O contexto histórico é uma característica a ser considerada na reflexão sobre conceitos e valores. Permear as estruturas filosóficas do período medieval nos permite compreender – ainda que parcialmente – a forma de viver daquela sociedade, nos auxiliando na reflexão a respeito da nossa contemporaneidade. A proposta do nosso trabalho é perceber como se desenvolveu a Lógica nos tempos em que fé e razão se entrelaçavam. Destacando o pensamento escolástico, que teve como principal representante santo Tomás de Aquino, nos propusemos a debruçar sobre o desenvolvimento de seu pensamento, tendo a Lógica e o raciocínio lógico da época como referência. Objetivo: Nosso objetivo foi compreender como se deu o desenvolvimento da lógica no contexto histórico da idade média, como se dava a distinção do raciocínio em vista da evolução do pensamento humano. Metodologia: Como metodologia, recorremos à pesquisa teórica e bibliográfica; sobressaindo como fonte os escritos de santo Tomás de Aquino, utilizando ainda artigos científicos de comentadores. O estudo se deu através da elaboração de resenhas críticas, resumos e fichamentos, com vistas a investigar as características e particularidades que nos revelassem a relação do filósofo com a Lógica. Desta maneira, elaboramos duas ações investigadoras. No primeiro momento, perquirimos sobre a compreensão da Lógica e do estudo lógico para o filósofo, a sua abordagem quanto as característica, conceito e definição. No segundo, nos detemos à percepção da técnica, o uso de sua lógica e construção dos argumentos, na aplicação de seus textos. Essa nos pareceu ser a melhor forma metodológica por nos permitir realizar uma abordagem qualitativa-descritiva, sem abrir mão da crítica-reflexiva. Conclusão: A conotação da sociedade na idade média nos faz deduzir a grande importância que lógica aristotélica recebeu naquela época, talvez alcançando o seu maior apogeu. Tanto o aprimoramento do raciocínio, quanto a elaboração de discursos, fez com que a arte das artes ganhasse um espaço de destaque. O pensamento de santo Tomás se vincula ao período da escolástica, terceira fase da idade média, e sobressai pela primazia da construção dos seus argumentos. Na primeira parte do nosso estudo, nos debruçamos sobre o texto "Expositio libri Posterioru", que é um comentário sobre a obra Segundos Analíticos, de Aristóteles. Nas entrelinhas, é possível compreender a forma como santo Tomás concebe a lógica, tanto na sua modalidade formal, quanto material. Ademais, o filósofo exalta a Lógica ao ponto de recolocá-la entre as ciências dos entes racionais, apresentando assim, uma nuance especulativa da lógica, até então não comentada. Nas cinco vias, extraídas da Suma Teológica, é possível compreender a construção do argumento de santo Tomás e toda a sua desenvoltura utilizada para expor seu pensamento. Concluímos também que, no período medievo, a argumentação bem balizada era suficiente para sustentar uma ideia. A perspicácia de ler o mundo fazendo conclusões coordenadas e interligada é a interpretação lógica da realidade. Ademais, por meio da lógica, o filósofo ainda propôs a audaciosa separação da fé e da razão, estabelecendo a fé na razão e embebendo a razão, de fé. Diante de todo o exposto, podemos concluir ainda que o estudo da lógica, tanto no seu contexto formal, como material, permitiu ao homem da idade média elucidar aspirações, concretizar pensamentos, e até, justificar suas ações.

Palavras-Chave: Construção lógico-argumentativa, Escolástica, História da Lógica

1. Autor, Graduação (Cursando), INSTITUTO DIOCESANO DE FILOSOFIA E TEOLOGIA - IDFT
  2. Co-autor, Graduação (Cursando), INSTITUTO DIOCESANO DE FILOSOFIA E TEOLOGIA - IDFT
  3. Orientador, Especialização (Concluído), INSTITUTO DIOCESANO DE FILOSOFIA E TEOLOGIA - IDFT