IX Encontro de Iniciação Científica & VIII Encontro de Extensão

Mauro Nunes Cordeiro Filho1

José Alberto Mauro Facundo de Lima Filho2

João Mendes Possiano3

Introdução: A lógica está intimamente ligada à Filosofia. É parte da Filosofia porque impulsiona a construção correta do pensamento, validando-o; ao passo que a Lógica serve à Filosofia, sendo que esta primeira é parte da segunda, estabelecendo enlaces substanciais. Considerando isso, intrigou-nos a questão de que alguns pensadores apresentam ideias contrárias e, ainda assim, conseguem contribuir à humanidade deixando um importante legado filosófico. Ainda com os primeiros filósofos, a questão da razão, do pensamento arrazoado com fundamentos, já era um elemento imprescindível para que um pensamento pudesse ser considerado como válido. Como pensamentos diversos, arrazoados, podem coexistir, mesmo sendo antagônicos? Uma vez, lógicos, o que distingue exatamente um pensamento de outro? Objetivo: O objetivo desse trabalho é apresentar o pensamento dos filósofos, Parmênides de Eléia e Heráclito de Éfeso, que elucidam pensamentos diversos e opostos; inquirindo as razões lógicas que sustentam suas ideias. Nesse mesmo passo, é também a investigação das soluções encontradas na história, para solucionar tal oposição. Metodologia: Para isso, utilizamos da metodologia bibliográfica, numa abordagem qualitativa, usando dos recursos de resenhas e resumos de obras dos estudiosos pertinentes, acrescido de reflexão e análise crítica. Conclusão: Os pensadores pré-socratas estabeleceram raciocínios a respeito do fundamento das coisas, na busca pela substância essencial – era naturalista. Os pensamentos desses filósofos, apesar de serem dotados de razão, acabavam se contrapondo. A lógica, como instrumento sanatório do pensamento, consegue identificar o erro da contradição, considerando que dos filósofos utilizaram abordagens diferentes sobre um mesmo elemento. Enquanto Parmênides percebia seres que não se alteravam e questionava os que se alteravam como contrários a estes, Heráclito se contentou na resposta de que tudo se alterava, desconsiderando a estabilidade da essência do ser. É a verdade vista de ângulos diferentes. No mundo, a verdade sempre é demonstrada de forma multifacetada, apresentando em cada uma de suas nuance uma forma de ser. Desta maneira, não nos admira que o objeto de estudo da Filosofia possa se traduzir na busca da verdade das coisas, trazendo uma reflexão de como essa verdade se revela aos nossos olhos. A Lógica tem grande contribuição nos avanços científicos e filosóficos. É a partir da sua desenvoltura que conseguimos ajustar, aproveitar e desconsiderar ideias e pensamentos. O raciocínio é pressuposto para avançar uma contextualização universal e romper as barreiras da mentira – que nos afasta da verdade. É pela análise do discurso, do pensamento, que conseguimos inferir as verdades ditas e compreendê-las. No que toca ao pensamento dos filósofos em estudo, vemos que, considerando a época e os limites científicos, são homens de inteligência imensurável. Não só abrem o espaço para o debate de mundo, como também são verdadeiros inspiradores para desenvolvimento da Filosofia. A questão da contradição dos pensamentos se dá exatamente pela forma de analisar um mesmo elemento. Posto isso, concluímos ainda que os raciocínios antagônicos podem ser racionais e devem ser compreendidos nessa perspectiva. A lógica abre espaço para o desenvolvimento do raciocínio e tão somente, respeitando as leis da lógica, é possível estabelecer um pensamento racional. No mais, a verdade ainda é uma instância inquerida pelos homens e, se com a lógica – mesmo não sendo possível afirmar a veracidade do argumento, podendo apenas garanti-lo como válido ou inválido – não é capaz de alcança-la, sem ela, é impossível.

Palavras-Chave: Razão, Movimento, Estabilidade

1. Autor, Graduação (Cursando), INSTITUTO DIOCESANO DE FILOSOFIA E TEOLOGIA - IDFT
  2. Co-autor, Graduação (Cursando), INSTITUTO DIOCESANO DE FILOSOFIA E TEOLOGIA - IDFT
  3. Orientador, Especialização (Concluído), INSTITUTO DIOCESANO DE FILOSOFIA E TEOLOGIA - IDFT