IX Encontro de Iniciação Científica & VIII Encontro de Extensão

Eleições Para Além do Voto: As Ciências a Serviço da Cidadania

ISSN 1984-1876Setembro/2016

Usabilidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle) na Educação à distância (EAD).

Valmir Oliveira dos Santos Junior1

Ramon Felizardo da Costa2

Renato Marques Granja3

Fabricio Carneiro Costa4

Introdução: O processo de ensino-aprendizagem durante anos ocorreu de forma tradicional onde os conhecimentos absorvidos pelos estudantes eram transmitidos exclusivamente pelo professor (SANTOS, 2005). Com a evolução dos sistemas de comunicação, foram surgindo meios informacionais, denominados Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), que propiciaram o surgimento de novas técnicas e ferramentas que têm auxiliado, casa vez mais, o desenvolvimento da modalidade de Educação a Distância (EaD). Dentre as principais TICs utilizadas atualmente, destaca-se o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle), um pacote software gratuito, Open Source, onde o processo ensino - aprendizagem é focado no aluno (MOODLE, 2016). Objetivo: O presente estudo busca avaliar a usabilidade do AVA – Moodle no ensino à distância como facilitadora do Processo Ensino Aprendizagem da disciplina de programação. Metodologia: Estudo analítico de caráter descritivo realizado no período de junho a agosto de 2016. A avaliação da usabilidade do Moodle foi realizada de acordo com as heurísticas de Nielsen, tendo como base a instalação do AVA Moodle no Instituto Federal do Ceará (IFCE). Para análise da efetividade da Plataforma, foi realizada uma busca nas bases de dados nacionais sobre o AVA Moodle e sua usabilidade. Na busca dos artigos, foram utilizados como critérios de inclusão: artigos online, disponíveis em formato completo, na língua portuguesa, com ano de publicação entre 2005 e 2015, utilizando como descritores: “Educação à distância”, “Plataforma Moodle”, “Informática na Educação”, “Usabilidade”. Essa busca resultou em um total de 11 artigos, destes foram excluídos 5 por não atenderem aos critérios estabelecidos, sendo a amostra final constituída por 6 artigos que foram utilizados no corpus da análise. Os dados foram analisados e consolidados à luz da literatura pertinente. Conclusão: Com o grande desenvolvimento e expansão no ramo da Tecnologia da Informação vivenciada atualmente, é importante que o programador detenha de competências e habilidades que lhe possibilite atuar de forma eficaz nos projetos que participa, compreendendo o escopo da situação e suas interdependências. É de suma importância à implantação de ferramentas que tornem o ensino de programação mais atrativo e eficiente, na EAD, possibilitando uma construção do conhecimento baseada no aluno e no professor (ROSA; GIRAFA, 2011). O AVA Moodle proporciona aos educadores a criação de cursos on-line, ou o suporte web a cursos presenciais (SABBATINI, 2007) possibilitando a interação virtual entre aluno e professor, ampliando o ensino e a aprendizagem para além da sala de aula. A ferramenta Moodle é um software livre e tem proporcionado um interesse diferenciado pelos usuários, por possuir colaborações em seu projeto de professores, alunos, pesquisadores, assim como acontece na plataforma Linux® (Sistema operacional). Foi possível identificar que o ponto forte do sistema está relacionado à liberdade e o controle do usuário, possibilitando o manuseio por pessoas com pouca ou muita experiência em informática. As atividades presentes no Moodle, como os fóruns ou as tarefas, oferecem mais interatividade na realização de atividades (HAGUENAUER, LIMA e CORDEIRO FILHO,2010), e podem sofrer modificações para melhorar ainda mais. Outro fato importante é que o sistema mantém consistência, adotando padrão para as nomenclaturas e ícones relacionando estes com aspectos do mundo real possibilitando que o usuário reconheça facilmente operações ao invés de necessitar memorizar. Contudo verifica-se que pelo fato de ter uma boa usabilidade pode ser utilizada para o ensino de um curso de programação, onde seria possível a troca de experiência e construção do aprendizado.

Palavras-Chave: Educação a distância, Moodle, Usabilidade

4. Orientador, Graduação (Cursando), UNIVERSIDADE DAS AMÉRICAS