IX Encontro de Iniciação Científica & VIII Encontro de Extensão

Eleições Para Além do Voto: As Ciências a Serviço da Cidadania

ISSN 1984-1876Setembro/2016

Classes Químicas e Modulação da Atividade Antibiótica de Enterolobium contortisiliquum frente aos antibióticos Gentamicina e Norfloxacina.

Francidalva Dias Crispim1

Zildene de Sousa Silveira2

Nair Silva Macedo3

Francisco Assis Bezerra da Cunha4

Introdução: A resistência de estirpes bacterianas a alguns antibióticos está em ascendência nos últimos anos, por esta razão faz-se necessário à busca por novos alvos com propriedades terapêuticas. Neste contexto, os compostos presentes em produtos naturais, especialmente extratos de plantas, podem apresentar diversas atividades biológicas. A planta Enterolobium contortisiliquum (Vell.). Morong popularmente conhecida como Orelha-de-Negro pertence à família Leguminosae (Fabaceae), subfamília Mimosoideae, é uma espécie arbórea podendo chegar a 20 m de altura, cuja vargem possui a forma de uma orelha, dai seu nome popular. Esta planta é comumente usada na medicina popular pra o tratamento de doenças parasitárias, além de possuir estudos que associam suas bioatividades a presença de compostos fenólicos. Objetivo: Determinar as classes químicas do extrato aquoso da Casca da Semente de Enterolobium contortisiliquum (EACSEC) e avaliar sua atividade antibacteriana e modificadora da atividade antibiótica frente às cepas de Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa e Escherichia coli. Metodologia: O EACSEC teve suas classes químicas identificadas através de uma prospecção química qualitativa. Este extrato foi testado quanto a sua atividade antibacteriana e moduladora dos antibióticos: Gentamicina e Norfloxacina contra as cepas de bactérias padrões de E. coli ATCC 25922, P. aeruginosa ATCC 25923, S. aureus ATCC 6538 e as cepas multirresistentes de E. coli 06, P. aeruginosa 24 e S. aureus 10. Para a avaliação do EACSEC como um modulador da resistência aos antibióticos foram preparados eppendorfs contendo, uma solução correspondente ao (CIM/8); 150 μL da suspensão bacteriana (correspondente a 10% da solução) e 1162 μL de BHI 10%. Em seguida, o conteúdo foi transferido para placas de microdiluição onde foram feitas diluições em série com 100 μL de cada antibiótico em placas separadas. Após período de incubação foi adicionado resazurina e realizada a leitura. Conclusão: Embora o EACSEC não tenha apresentado uma atividade bacteriana clinicamente relevante, quando associado aos antibióticos: Gentamicina e Norfloxacina este modulou de forma sinérgica estes antibióticos. Esta modulação pode estar possivelmente relacionada à presença dos compostos revelados na prospecção fitoquímica: Flavonas, Flavonóis, Xantonas, Flavononóis, Chalconas, Auronas e flavononas. Neste contexto embora os ensaios in vitro demonstrem atividades moduladoras, são necessários mais estudos visando ao teste de constituintes isolados, bem como da elucidação dos mecanismos de ação.A prospecção fitoquímica do EACSEC revelou a presença dos seguintes compostos: Flavonas, Flavonóis, Xantonas, Flavononóis, Chalconas, Auronas e flavononas e a ausência de alcalóides. Os ensaios para avaliação da atividade antibacteriana foram igual ou superior a 1.024 μg/mL o que demonstra que este resultado é clinicamente irrelevante. Ao se avaliar o efeito modulatório deste extrato frente aos antibióticos Gentamicina e Norfloxacina verificou-se que o EACSEC modulou sinergicamente as cepas multirresistentes de S. aureus 10 e E. coli 06. Quando este extrato foi associado à Norfloxacina modulou sinergicamente todas as cepas multirresistentes testadas: S. aureus 10, P. aeruginosa 24 e E. coli 06. Referências: Fernández Riverón, F., J. López Hernández, et al. (2003). "Resistencia bacteriana." Revista Cubana de Medicina Militar 32(1): 0-0. Henrique, H. C. (2015). "Avaliação da atividade antimicrobiana e moduladora do extrato etanólico de Libidibia ferrea (Mart. ex Tul.) LP Queiroz." Revista Cubana de Plantas Medicinales 21(1). Shahat, A. A., G. El-Barouty, et al. (2008). "Chemical composition and antimicrobial activities of the essential oil from the seeds of Enterolobium contortisiliquum (leguminosae)." Journal of Environmental Science and Health, Part B 43(6): 519-525.

Palavras-Chave: Sinergismo, Compostos químicos, Bioatividades

1. Autor, Graduação (Cursando), UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA
  2. Co-autor, Graduação (Cursando), UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA
  3. Co-autor, Graduação (Cursando), UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA