IX Encontro de Iniciação Científica & VIII Encontro de Extensão

Eleições Para Além do Voto: As Ciências a Serviço da Cidadania

ISSN 1984-1876Setembro/2016

A PROBLEMÁTICA DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL E O DESENVOLVIMENTO SUTENTÁVEL

Thyane Feitosa Chaves1

Anna Juliany Guerra da Silva Tavares2

Irving Fortaleza Santos3

janeide ferreira alencar de oliveira4

Introdução: O intenso desenvolvimento urbano é presenciado de forma nítida no país e no mundo. Com o grande crescimento das cidades e metrópoles, o crescimento populacional e o aumento da industrialização, a construção civil tem ganhado destaque. Porém, esta atividade tem causado um consumo inapropriado dos recursos naturais, tal como a poluição do meio ambiente, decorrente da alta produção de Resíduos de Construção e Demolição (RCD). Essa problemática tem gerado discussões acerca da sustentabilidade, buscando amenizar os impactos ambientais e sociais causados pelos RCD. O setor de construção civil consome grande parte dos recursos naturais, sendo responsável também por grande parcela da massa de resíduos sólidos urbanos produzidos. Diante do contexto, criou-se um sistema de gestão ambiental para este tipo de material. Esse gerenciamento é baseado na Resolução CONAMA 307/02, criada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), definindo o gerenciamento deste material, buscando sua reutilização, reciclagem, planejamento de descarte, incluindo práticas e procedimentos baseados em sua classificação. Apesar de falho, o gerenciamento já existe em alguns locais no país. Em sua maioria, há apenas um processo de descarte do material em aterros ou locais cadastrados, ou em áreas clandestinas e inapropriadas. Em Juazeiro do Norte, até o ano de 2010 não se tinha um plano de gestão ambiental adequado, embora a Resolução CONAMA 307/02 já vigorasse desde 2003. A coleta era realizada pela Prefeitura através de empresas contratadas para o transporte e deposição de entulhos. Os resíduos eram depositados no lixão entre Juazeiro do Norte e Caririaçu, ficando expostos e juntos a outros materiais. Atualmente já existe a elaboração de um projeto de aterro sanitário para sanar a irregularidade. Além do projeto, com a criação da Lei nº 3689, de 28 de maio de 2010, publicada em 08 de junho de 2010, o Prefeito Manoel Raimundo de Santana Neto criou um plano de gestão para a coleta e destinação destes resíduos, dispondo de artigos que seguem a Resolução CONAMA 307/02. Quanto à reciclagem, apesar de não ser uma prática tão comum, traz muitos benefícios, como a redução da poluição, diminuição da contaminação por substâncias dos resíduos, minimização de impactos econômicos e ambientais; além disso, deve-se considerar que grande parcela dos RCD são reaproveitáveis. Mas embora seja uma ação necessária, é limitada, devido às impurezas na matéria, envolvendo altos custos e patamares de desenvolvimento tecnológico. Assim, percebe-se a importância da gestão apropriada deste material. Objetivo: O objetivo desta pesquisa é apresentar a problemática da geração de resíduos, abordando especificamente, a grande necessidade de soluções que viabilizem a redução dos impactos causados. Abordando o tema de reutilização e descarte de RCD, pretende-se demonstrar a relevância deste assunto, associando-o diretamente ao desenvolvimento sustentável. Metodologia: Esta pesquisa é de cunho qualitativo e caráter exploratório. Utilizou-se revisão bibliográfica de acordo com os parâmetros de Gil (2008) para abordar alguns conceitos relacionados à problemática da geração de resíduos, tal como a importância do tema a nível regional. Conclusão: A partir do atual contexto, considera-se o reaproveitamento e devido descarte de RCD fundamental para a preservação do patrimônio natural. A pesquisa torna-se de grande relevância, pois se faz necessária uma divulgação e debate do tema, no intuito de incentivar projetos que ajudem a diminuir o consumo de recursos naturais e os diversos impactos causados pela produção de resíduos na construção civil, tal como uma fiscalização que cumpra a Resolução CONAMA 307/02. Quanto à reciclagem, é notável que ainda não seja viável, seja por falta de recursos financeiros, ou limitações de tecnologia. Mas é preciso que se promova um desenvolvimento sustentável.

Palavras-Chave: Resíduos, Descarte, Reciclagem

4. Orientador, Mestrado (Concluído), INSTITUTO DE TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO - ITEP