Perfil Fitoquímico e Citotoxidade de Chenopodium ambrosioides contra Drosophila melanogaster

Francidalva Dias Crispim1

LAYS VERISSÍMO ZÓGOB PEREIRA2

Joycy Francely Sampaio dos Santos3

Francisco Assis Bezerra da Cunha4

Introdução: A resistência aos inseticidas tem aumentado os prejuízos na agricultura, causando perda de produtividade e consequentemente prejuízos econômicos. Inseticidas sintéticos são amplamente utilizados para controlar pragas de insetos, no entanto, as propriedades químicas desses produtos podem torná-los perigosos para os seres humanos e ao meio ambiente (OERKE, 2016). O uso contínuo e incorreto de agrotóxicos provoca o surgimento de insetos cada vez mais resistentes aos inseticidas, o que dificulta o controle destas pragas. A planta Chenopodium ambrosioides L. (Amaranthaceae) é popularmente conhecida como erva-de-santa-maria ou mastruz. Esta espécie vegetal é utilizada no controle de pragas, possuindo atividade repelente e inseticida (PROCÓPIO,2003). A Drosophila melanogaster é uma espécie de inseto díptero conhecido popularmente como moscas-das-frutas. D. melanogaster tornou-se um modelo para testar a toxicidade in vivo. Isso é devido ao fato de esta espécie tem muitos genes homólogos com os seres humanos e podem ser facilmente mantidos no laboratório, permitindo muitos ensaios a serem realizados (ZEMOLIN,2014). Objetivo: Este estudo teve como finalidade determinar o perfil fitoquímico e investigar o efeito citotóxico do óleo essencial de Chenopodium ambrosioides contra Drosophila melanogaster. Metodologia: Moscas adultas (machos e fêmeas), em número de 20, foram dispostas em frascos, previamente preparados com uma solução de sacarose em água destilada, na concentração de 20%. Esta solução foi embebida em papel filtro, disposto no fundo do vidro e na tampa se aderiu papel vegetal para receber as diversas concentrações do óleo essencial. Os vidros receberam os seguintes tratamentos: Controle sacarose a 20% e tratamento, nas dosagens de: 0,5 mg, 1,0 mg e 1,5 mg e temperatura controlada a 25⁰C ± 1⁰C e umidade relativa do ar de 60%. Os testes foram realizados em triplicatas e as leituras da taxa de mortalidade e geotaxia foram feitas a cada uma hora (CUNHA et. al., 2015). Conclusão: A mortalidade das Drosophila melanogaster induzida por contato gasoso do óleo essencial de Chenopodium ambrosioides demonstrou uma alta citotoxicidade o que pode ser um indicador de potencial inseticida. Este fato torna promissor a utilização deste óleo essencial na formulação de novos biocidas naturais ou de compostos associados a inseticidas organofosforados e piretróides. Por se tratar de um produto natural biodegradável resultará em menor toxicidade para organismos não alvos, incluindo o ser humano e menor resíduo para o meio ambiente. Novos testes estão em curso visando a se compreender melhor sua citotoxicidade e mecanismos de ação.Os constituintes majoritários identificados foram: Ascaridol, α-Terpineno e Terpineno Epóxide. Os testes de mortalidade demonstraram uma forte atividade citotóxica, apresentando um CL50 de 667,42 µg/mL em uma hora. Referências: CUNHA, F. A. B.; WALLAU, L. G.; PINHO, I. A.; NUNES, M. E. M.; LEITE, N. F.; TINTINO, S. R.; COSTA, G. M.; ATHAYDE, M. L.; BOLIGON, A. A.; COUTINHO, H. D. M.; PEREIRA, A. B.; POSSER, T.; FRANCO, J. L. Eugenia uniflora leaves essential oil induces toxicity in Drosophila melanogaster: involvement of oxidative stress mechanisms. Toxicology Research, v. 4, p. 634-644, 2015. OERKE, E. C. (2006). "Crop losses to pests." The Journal of Agricultural Science 144(01): 31-43. PROCÓPIO, S. D. O., J. D. VENDRAMIM, ET AL. (2003). "Bioactivity of powders from some plants on Sitophilus zeamais Mots.(Coleoptera: Curculionidae)." Ciência e Agrotecnologia 27(6): 1231-1236. ZEMOLIN, A. P. P., L. C. CRUZ, et al. (2014). "Toxicity induced by Prasiola crispa to fruit fly Drosophila melanogaster and cockroach Nauphoeta cinerea: evidence for bioinsecticide action." Journal of Toxicology and Environmental Health, Part A 77(1-3): 115-124.

Palavras-Chave: Métodos alternativos, Óleos voláteis, Compostos Químicos

1. Autor, Graduação (Cursando), UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA