UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS CONSTRUTIVAS NA REGIÃO DO CARIRI

Cicero Nataniel Lima de Pinho1

Valeska Karoline Nergino Bezerra2

Jefferson Heráclito Alves de Souza3

Introdução: A produção do aço com a finalidade da construção civil deu inicio por volta do século XVIII com a primeira ponte metálica construída sobre o rio Severn localizado na cidade de Coalbrookdale na Inglaterra. Por ser um material em grande abundancia encontrada na natureza, o minério de ferro vai se tornando cada vez mais utilizado na construção civil. Seus métodos construtivos vêm evoluindo, com grande ascensão no mercado. Já é possível identificar a utilização das estruturas metálicas em grandes centros industriais. No Brasil, este tipo de estrutura é utilizado, principalmente, na execução de Galpões e de edifícios de múltiplos andares, localizados nas grandes cidades. Por questões culturais, necessidade de mão-de-obra especializada e dificuldade e custo elevado no transporte, essa tecnologia ainda não é tão difundida em cidades do interior brasileiro. Este artigo discute a utilização da Estrutura Metálica como tecnologia empregada na execução da ampliação da Faculdade Paraíso do Ceará, juntamente com os impactos causados sobre a comunidade acadêmica que irá utilizar, futuramente, essa edificação. Objetivo: Apresentar para a comunidade acadêmica o aço como estrutura de edificações; Identificar a aplicação de nova tecnologia, Estrutura Metálica, nas obras verticais na região do Cariri Cearense; Comparar vantagens e desvantagens da utilização da estrutura metálica. Metodologia: Esta pesquisa tem caráter bibliográfico, exploratório, utilizando um estudo de caso com previsão de realização de intervenções no objeto estudado. Inicialmente foi realizado um estudo para viabilizar uma pesquisa, cujo público alvo estava ligado diretamente a Faculdade Paraíso do Ceará (alunos, professores e funcionários), utilizando uma amostra aleatória mínima de 10% de cada setor, realizando um questionário para coleta de amostras. Foram realizadas visitas técnicas visando analisar diretamente o objeto desta pesquisa, para constatar suas vantagens e desvantagens construtivas, embasando uma futura análise sobre o aspecto estrutural e gerencial (orçamento, cronograma) do objeto estudado. Conclusão: Através da pesquisa foi possível mensurar que, com base na amostra pesquisada, em relação à segurança proporcionada pela estrutura metálica, apenas 7% dos entrevistados consideram a estrutura não segura ou pouco segura, sendo a estrutura metálica, aprovada, em relação à segurança, por, aproximadamente, 93% dos entrevistados. A pesquisa nos mostrou que 58,51% dos entrevistados não visitou nenhuma Estrutura Metálica, sendo que 98,68% nos afirmou que já visitou algum empreendimento que foi colocado como exemplos de estruturas metálicas, demostrando que esse tipo de construção está presente no cotidiano dos entrevistados, mas pouco sabiam da sua verdadeira estrutura. 55,57% responderam que sabiam que a FAP-CE está construindo o primeiro edifício de cinco andares, todo em estrutura metálica, no Cariri Cearense. Quando indagados sobre a resistência a opinião dos entrevistados divergiu, onde 40,50% ficaram com o concreto e 59,50% com o aço como o mais resistente, porém, 87,62% dos entrevistados afirmaram que o aço é mais prático e ágil em sua execução. Nessa primeira etapa foi constatado que, para o público entrevistado, a estrutura metálica é considera segura, sua resistência é considerada maior quando comparada com o concreto e sua agilidade é sua maior vantagem, entretanto ainda há preconceito relacionado a este tipo de estrutura, pelo simples fato dessa tecnologia construtiva não ser tão difundida em nossa região.

Palavras-Chave: ESTRUTURA METÁLICA CARIRI, FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ, INOVAÇÕES CONTRUTIVAS

3. Orientador, Mestrado (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP