Nível de satisfação dos colaboradores no meio organizacional

bruno da silva bezerra1

JOALYSON DA SILVA CAMPOS2

Gisele Ribeiro de Melo Macedo3

Adriana de Alencar Gomes Pinheiro4

Introdução: O trabalho em questão é uma pesquisa em processo sobre a satisfação dos colaboradores em uma farmácia de manipulação na cidade do Crato, Ceará. A proposta refere-se estudar o ambiente de trabalho, tendo em vista que este assunto é importante para qualquer empresa por se tratar de um problema constante, esses colaboradores quando motivados e satisfeitos são mais úteis à organização. A Gestão de Clima Organizacional é uma forma de estruturar o ambiente interno e externo da empresa para melhorar o ambiente de trabalho para seus colaboradores. Dentre os vários motivos que afetam o clima organizacional pode-se apontar, as condições de o trabalho, a mudança, a liderança, a comunicação, a insatisfação com salários, a motivação, os aspectos pessoais, a falta de incentivo e a falta de oportunidade de crescimento, e isso, poderá diminuir a evolução da empresa. Objetivo: diminuir a evolução da empresa. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo principal, analisar o nível de satisfação dos colaboradores da empresa Alfarma, com o intuito de verificar se os colaboradores estão satisfeito, como estão se sentindo em trabalhar na organização, assim como, sugerir algumas ideias caso os resultados sejam negativos. Metodologia: A metodologia a ser utilizada será quantitativa, através de aplicação de questionários que serão aplicados aos colaboradores que constituirá em uma imersão à organização, para extrair os dados a serem analisados. Analisa-se, então, que tendo em vista a busca do sucesso, as organizações buscam proporcionar um ambiente tranquilo para seus colaboradores, pois ambientes hostis poderá refletir vários fatores negativos ao clima organizacional. Assim, o tema é relevante para a pesquisa e, principalmente, para a organização porque a pesquisa proporciona conhecimento sobre o assunto aos gestores e a todos que ainda acham que a satisfação e a sua falta no ambiente de trabalho não reflete grande importância, conclui-se que esta forma de agir nas organizações não está sendo mais aceita pelos colaboradores que querem reconhecimento pelo bom trabalho executado e incentivo para a permanência do mesmo sem causar improdutividade para organização. Conclusão: Pode-se concluir que o nível de satisfação dos colaboradores tem enorme importância para o desenvolvimento organizacional, embora outros assuntos tenham a sua importância e contribuição, por tanto o tema presente tem um valor imensurável para o sucesso tanto do colaborador quanto da organização, pois o descontentamento com o trabalho prejudica tanto o funcionário quanto a empresa que perde talentos e a produtividade motivar e incentivar os colaboradores torna-se uma missão a ser realizada ao decorrer de todo o processo de desenvolvido na organização. Palavras-Chaves: Organização. Satisfação. Desenvolvimento.

Palavras-Chave: Organização, Satisfação, Desenvolvimento

4. Orientador, Doutorado (Concluído), UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR