Avaliação do nível de satisfação dos consumidores intermediários da Distribuidora Rionorte.

João Bosco de Farias Filho1

Lucas Carneiro Maciel2

GIWALDO DE FREITAS SOUSA3

Anderson Ramom do Amaral Leite4

Introdução: O mercado de bebidas da Região do Cariri encontra-se atualmente em consolidação, devido ao aumento considerável de estabelecimentos e eventos regionais que as comercializam, fortalecendo e aquecendo cada vez mais o setor. Através de uma entrevista e análise realizada junto ao sócio proprietário da empresa, foi elencado os principais concorrentes diretos da distribuidora Rionorte, são elas: Jodibe, Petrópolis e Solar, onde todas possuem basicamente o mesmo mix de produtos. A diferenciação dá-se pelo valor agregado às marcas, participação de mercado e as estratégias utilizadas para a fidelização dos clientes. Todas essas distribuidoras citadas focam em um único público-alvo, que são os consumidores intermediários, classificados como pessoas físicas ou jurídicas de micro, médio ou grande porte que comercializam bebidas, alcoólicas ou não. Objetivo: Medir o nível de satisfação dos consumidores intermediários, analisando os serviços prestados pela Distribuidora Rionorte, bem como o nível de serviço dos seus concorrentes, com o intuito de melhorar o seu relacionamento com os clientes intermediários. Metodologia: A pesquisa realizada foi do tipo exploratória descritiva e quantitativa. Ela foi iniciada no dia dezesseis de novembro de 2015, através de uma visita a empresa, que por meio de uma entrevista e uma análise dos processos de atendimento, foi possível coletar informações mais precisas. Logo após essas ações foi aplicado um questionário, estruturado com cerca de 11 perguntas, mediante uma amostra de quarenta e cinco consumidores intermediários, onde levantou-se dados sobre a população em aspectos comportamentais, geográficos e organizacionais, bem como outras informações de relevância para o estudo em questão. O tipo de amostra foi probabilística, utilizando-se à amostragem estratificada, foi utilizada uma única variável de estratificação sendo ela geográfica, onde os entrevistadores realizaram a aplicação dos questionários em diferentes bairros da cidade de Juazeiro do Norte, finalizando a coleta de dados no dia vinte e oito de novembro de 2015. A análise dos dados foi realizada com o software SPSS para a avaliação estatística das respostas, utilizando-se a técnica de analise cruzada para algumas variáveis, afim de obtermos mais precisão com o estudo. Conclusão: Com os resultados da pesquisa obtivemos um nível de satisfação aceitável tanto para a Rionorte quanto para seus concorrentes com a média 7,81 (de uma escala de 1 a 10). Buscamos medir outros elementos que estariam ligados a satisfação dos consumidores intermediários como indicadores, de atendimento, prazo de pagamento, entrega, preço e suporte, e todos obtiveram bons resultados. Em termo de prestação de serviços, pode-se dizer que os consumidores intermediários estão satisfeitos com suas distribuidoras, no entanto a pesquisa foi mais a fundo, onde buscamos identificar: • Quais seriam os produtos de bebidas e as marcas de cervejas mais vendáveis nos estabelecimentos, afim de definir quais seriam as preferências do consumidor final. Constatamos que a cerveja é o produto de maior preferência seguida de refrigerantes e bebidas quentes. As marcas de cervejas ficou sendo a Skol, que domina o mercado com 84%. • De qual distribuidoras os consumidores intermediários adquirem seus produtos de bebidas, afim de medir a participação de mercado de cada uma delas, foi possível aferir que a Jodibe tem a maior participação com 84,4%, pois os seus produtos são os mais vendáveis. Diante de um mercado bem competitivo, foram observadas falhas que podem acarretar maiores perdas para a empresa estudada, mas observou-se um mercado propício a aceitação da cerveja Schin e de sua distribuidora Rionorte, caso ela busque um melhor posicionamento no mercado.

Palavras-Chave: Marketing de relacionamento, Análise concorrencial, Consumidores intermediários

4. Orientador, Graduação (Concluído), UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB