IX Encontro de Iniciação Científica & VIII Encontro de Extensão

Eleições Para Além do Voto: As Ciências a Serviço da Cidadania

ISSN 1984-1876Setembro/2016

Prospecção sobre o descarte do lixo tecnológico na Região Metropolitana do Cariri

João Paulo Pereira Feitosa1

Janeide Alencar de Oliveira2

Jefferson Luiz Alves Marinho3

Francisca Jeanne Sidrim de Figueiredo4

Introdução: A velocidade do surgimento de novas tecnologias tornando os equipamentos eletrônicos obsoletos num tempo cada vez menor tem gerado um novo e preocupante desafio: a necessidade de soluções para o lixo tecnológico. O descarte de resíduos eletroeletrônicos, elixo ou lixo eletrônico que é como são conhecidos, merece especial atenção por conter substâncias perigosas. A disposição inadequada desses resíduos pode causar danos significativos ao meio ambiente e a saúde da população. Segundo a NBR nº 10.004, da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT-(2004) Resíduos sólidos são definidos como "resíduos nos estados sólidos e semi-sólidos que resultam de atividades da comunidade de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, serviços de varrição, etc”. Buscando minimizar a geração de resíduos sólidos e a redução dos impactos negativos à qualidade ambiental e à saúde humana, a Política Nacional de Resíduos Sólidos brasileira aprovada em 2010, estabelece a inserção da logística reversa, que tem por finalidade o retorno à empresa dos resíduos eletroeletrônicos, para a reciclagem, reutilização e descarte adequado. Contudo para o correto funcionamento dos ciclos reversos é necessário o comprometimento de todos os setores envolvidos. Objetivo: Elaborar um diagnóstico sobre o descarte do lixo tecnológico da Região Metropolitana do Cariri para em uma segunda fase do projeto propor formas de organização e descarte destes resíduos; diagnosticar as principais dificuldades que a Região Metropolitana do Cariri enfrenta na atualidade em atender os requisitos necessários que cumpram a NBR 10.004; realizar pesquisas de campo as entidades responsável pelo descarte dos resíduos sólidos da região e possivelmente propor soluções de melhorias para o assunto em estudo através de um modelo de logística reversa adequado. Metodologia: Será realizada uma revisão bibliográfica acerca do assunto a nível Internacional, Nacional e Regional, identificar quais as normas regulamentadoras responsáveis pelo descarte dos resíduos sólidos, Visitar institutos da Região Metropolitana do Cariri que tenham conhecimento sobre os descartes na região e elaborar um documento com o diagnóstico da situação atual. Este estudo inicial proporcionará a base teórica para a etapa seguinte. Na etapa seguinte, serão definidos questionários para posterior aplicação, visando o entendimento da situação do lixo eletrônico no município. Conclusão: Com as ações empreendidas esperamos comprovar que desenvolver e implantar o gerenciamento de resíduos sólidos eletrônicos na Região Metropolitana do Cariri aliado a logística reversa é um desfio possível por trata-se de uma ação economicamente viável visto que a matéria prima é tratada como lixo, necessitando um destino final adequado. É ambientalmente correto, pois contribuirá para minimizar a contaminação ambiental e o risco à saúde pública decorrentes de um descarte inadequado de lixo tecnológico que possui componentes tóxicos, além de ser socialmente justo, pois ampliam a oportunidade de inclusão social e digital de comunidades carentes, fortalecendo nossa responsabilidade social enquanto instituição de ensino tecnológico. Ao final da implementação das ações de logística reversa na Região Metropolitana do Cariri ficará evidente ainda que todo ato técnico, por mais elementar que seja, é um ato de intervenção no meio em que se vive.

Palavras-Chave: Lixo Tecnológico, Resíduos Sólidos, Logística Reversa

1. Autor, Graduação (Cursando), UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA