IX Encontro de Iniciação Científica & VIII Encontro de Extensão

Eleições Para Além do Voto: As Ciências a Serviço da Cidadania

ISSN 1984-1876Setembro/2016

Análise hidrológica da microbacia hidrográfica dos Macacos em Juazeiro do Norte, Ceará

Ítalo Samuel Gonçalves Dantas1

Sávio de Brito Fontenele2

Introdução: A análise dos impactos da dinâmica da água em cursos d’água é de grande importância para a redução de desastres em picos de cheia, principalmente em zonas urbanas. Os principais fatores antrópicos que devem ser considerados estão relacionados ao desenvolvimento urbano desordenado, a drenagem urbana e a destinação inadequada dos resíduos líquidos e sólidos. Além disso, os aspectos naturais de uma bacia hidrográfica contribuem para diagnosticar e solucionar problemas. Com o intuito de subsidiar a gestão hídrica e o desenvolvimento urbano de Juazeiro do Norte, se fez necessário determinar características morfométricas da microbacia, representativa de uma grande porção do município, e sua relação com os aspectos naturais e antrópicos relacionados aos problemas recorrentes nos períodos chuvosos. Objetivo: Analisar a microbacia hidrográfica do riacho dos macacos, relacionando seus parâmetros morfométricos com sua situação ambiental atual e os impactos antrópicos mais influentes no contexto hidrológico. Metodologia: Com a aplicação de um sistema de informação geográfica e o uso de dados disponibilizados por instituições governamentais e privadas, gerou-se informações de parâmetros morfométricos da microbacia e sobre aspectos do uso e ocupação do solo da mesma. Os dados da SRTM – Shuttle Radar Topography Mission, com resolução espacial de 92 metros, foram utilizados para delinear a microbacia, utilizando o software Arcmap 10.1 através da extensão archydro. A microbacia foi delimitada através da determinação das direções de fluxo e composição da rede de drenagem. Essa ferramenta ainda possibilitou a obtenção de parâmetros morfométricos da microbacia (características de relevo (declividades e altitudes); características da rede de drenagem (densidade de drenagem e comprimento do curso d’água principal e da rede de drenagem); características geométricas (área total e perímetro total (obtida utilizando a ferramenta xtools do Arcmap), coeficiente de compacidade e índice de circularidade). Utilizando o Google Earth, analisou-se os aspectos de uso e ocupação da microbacia. Com isso, definiu-se as áreas permeáveis e impermeáveis da microbacia em estudo, além de pontos críticos para o escoamento superficial da água no leito do rio. Conclusão: A microbacia do riacho dos macacos possui exutório localizado nas seguintes coordenadas: 9.203.964m S e 468.095m L, datum SAD69, zona 24S. Abrange os municípios de Juazeiro do Norte e Barbalha, com uma área de 56,30 km² e um perímetro de 51,50 km, tendo sua maior parcela de área localizada no município de Juazeiro do Norte, principalmente em sua zona urbana. A caracterização morfométrica apresenta coeficiente de compacidade de 1,92 e índice de circularidade de 0,27, indicando a forma alongada da microbacia. Esses valores elevam o tempo de concentração e desfavorecem os elevados picos de cheia. O comprimento do curso d’água principal (16,22 km) reforça essa característica alongada da microbacia. A declividade média da microbacia (4,06%) corrobora com a elevação do tempo de concentração devido ao relevo suavemente ondulado (declividade entre 3 e 8%). Essa característica também é observada quando analisa-se a amplitude altimétrica (174,90 m), tendo altitude mínima de 363,3 m e máxima de 538,2 m. Essas características mostram o baixo potencial energético disponibilizado pela topografia, ajudando a definir as baixas velocidades de fluxo de água na microbacia. No que diz respeito aos aspectos ambientais, a microbacia tem sua maior parcela dentro da área urbana, que influencia substancialmente na redução da capacidade de infiltração devido a impermeabilização de 70% da área da microbacia, provocando queda na recarga aquífera e influenciando na elevação dos volumes escoados superficialmente. Com o crescimento urbano desordenado, tivemos grandes impactos ambientais, tendo como exemplo o assoreamento e erosão do riacho dos macacos. Conclui-se que é imprescindível um planejamento urbano.

Palavras-Chave: Caracterização morfométrica, Aspectos ambientais, Impacto antrópico

1. Autor, Graduação (Incompleto), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  2. Orientador, Doutorado (Concluído), UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC