Crato: a memória da cidade apagada pelo desenvolvimento e modernização.

Anna Larissa Bezerra Brito1

Amanda Ramile Alves Brandão2

Hévila Rayara Cruz Ribeiro3

Caroline Muñoz Cevada4

Introdução: Instrumento de resgate de memória do passado, os antigos centros históricos têm ganhado considerável destaque nas últimas décadas. A preocupação com sua preservação e restauração passou a ser mais amplamente discutida a partir do momento em que as características e traços urbanos antigos sofreram modificações conferidos pelos diversos usos em prol do desenvolvimento. O crescimento desordenado após a industrialização refletiu drasticamente na descaracterização das antigas cidades, o que chamou atenção para a carência de proteção dessas regiões e edificações que detinham uma linha de continuidade com o passado. Se faz necessário discutir sobre a importância da preservação do patrimônio edificado para a contribuição na compreensão da identidade, pertencimento e memória de um grupo ou cidade e as dificuldades enfrentadas pelo crescimento desmedido da mesma. Uma evidência dessa problematização pode ser observada no Crato, uma das cidades mais antigas da região do Cariri Cearense. Desempenhando relevante papel no desenvolvimento da região, ao longo da história foi considerada como influente centro de produção e consumo com demandas econômicas, sociais e culturais. Entretanto, com o passar das últimas décadas, a cidade sofre com um intenso processo de descaracterização dos traços urbanos e arquitetônicos, decorrência da acelerada urbanização da região. O município, cuja colonização data das últimas décadas do século XVII e meados do século XVIII, teve boa parte dos seus prédios históricos que remontam a história e evolução da região, transformadas de acordo com as necessidades impostas pelo seu desenvolvimento e modernização, o que consequentemente vem resultando em uma perda substancial da memória e identidade arquitetônica e social da mesma. Objetivo: O presente artigo pretende discutir sobre as questões em torno da preservação do patrimônio histórico edificado, tais como: o que representa; qual sua importância; quais são os instrumentos que garantem sua preservação; quais são os agentes atuantes e quais os problemas enfrentados. Tendo a cidade do Crato como objeto de observação e discussão, objetivando evidenciar as dificuldades e percalços que a preservação do seu patrimônio arquitetônico enfrenta diante da modernização, a falta de conscientização e de políticas públicas educacionais que fomentem a restauração e proteção do mesmo, através da comparação entre registros antigos dos seus prédios históricos e as transformações que foram realizadas de acordo com o uso conferido pelo seu crescimento e que ocasionaram o desaparecimento das suas tipologias arquitetônicas originais. Metodologia: Esse artigo foi realizado através de um levantamento documental de conteúdo bibliográfico por meio de fontes de informação como, livros, artigos científicos, teses e sites da internet. Conclusão: Apesar de não concluída a pesquisa, a intenção é salientar a importância que a interação entre esses edifícios e a sociedade exerce, tendo em vista elucidar a noção de pertencimento, identidade e memória da cidade e da região.

Palavras-Chave: Patrimônio, Preservação, Crato

4. Orientador, Mestrado (Concluído), UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB