ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO: UM FATOR PRIMORDIAL PARA UMA GESTÃO COM LUCRATIVIDADE

Jaqueline Izabel coelho2

Meire Anne dos Santos Lima3

Adriana de Alencar Gomes Pinheiro4

Introdução: O presente trabalho enfoca alguns aspectos sobre a ética como vantagem competitiva para os negócios. Ética é um conceito discutido pelo ser humano desde a Antiguidade. O termo diz respeito ao compromisso de cada indivíduo com sua coletividade, expresso em suas atitudes e comportamentos. Ética é um requisito básico na conduta de qualquer profissional, tanto que se tornou uma disciplina comum a todos os cursos de graduação. Devemos ter ética e responsabilidade social dentro de qualquer empresa. Na Administração quando o profissional age de acordo com a ética, ele atua sempre com respeito ao próximo, gerando uma boa convivência dentro da empresa. Se o profissional não age com ética, dificilmente irá conseguir crescer no ambiente de trabalho. O verdadeiro profissional que trabalha com ética estará não só contribuindo para si, mas para a empresa e também com a sociedade. Agir de forma proativa em relação aos interesses organizacionais é uma forma de reflexão que se faz sobre o agir e sobre o sentido ou missão de vida profissional, bem como sobre valores e princípios que inspiram e orientam a conduta humana diante das coletividades de trabalho. Em razão do exposto a questão norteadora do presente trabalho é: a ética, além de ser um fator determinante na atuação profissional humana, seria também uma vantagem competitiva para os negócios. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo analisar a importância da ética enquanto ferramenta competitiva para os negócios, especificamente buscando mostrar que a organização deve defender seus interesses econômicos, mas também escolher decisões que valorizam e incentivam os direitos dos cidadãos, às necessidades da comunidade, tudo isso sem se esquecer de considerar as demandas de seus colaboradores como forma de reconhecimento por sua dedicação. Metodologia: Utilizou-se da modalidade qualitativa, com a técnica de pesquisa bibliográfica. O referencial teórico desta pesquisa construiu-se ancorado na pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo, selecionando algumas categorias-chaves, como ética e ética empresarial. Abordaram-se conceitos operatórios amplos, como a definição do conceito de ética, a ética nas organizações de trabalho enquanto diferencial para a potencialização dos negócios. Conclusão: Todo o patrimônio humano, administrativo e cultural das organizações pode ser destruído aos olhos do mercado e da sociedade como um todo, se está ou seus gestores e colaboradores não adotarem comportamentos éticos, estará fadada ao condenamento social. As organizações não podem negar seu papel dentro da sociedade, elas mudam o ambiente e as comunidades em torno de si. Quanto mais éticas forem as ações da empresa melhor será o balanço social no município ou na região onde se encontra, e o relacionamento com a comunidade será positivo O desrespeito a estas questões gera um desvio de concorrência, beneficiando, portanto, o concorrente, traduzindo-se em perdas de negócios. Assim a conduta ética precisa sempre ser integrada numa estrutura social ampliada e que sempre sustente o comportamento coerente. O estudo conclui que a ética é um diferenciador e uma vantagem no mercado competitivo; ela faz com que a organização se projete mais na teia social, crie condições que possam ser reveladas ao público; faz com que o mercado acredite nela e que seja de domínio público as ações que envolvam responsabilidade social, prática tributária, fiscal, previdenciária e trabalhista.

Palavras-Chave: Ética, Gestão de Negócios, Competitividade

4. Orientador, Doutorado (Concluído), UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR