A questão dos feriados de santos católicos e o estado laico

Roberto Wellington Vieira Vaz Júnior1

Ullisses Araujo de Morais2

Carla Alexandre de Castro3

Priscila Ribeiro Jeronimo Diniz4

Introdução: Nesse projeto é abordado o questionamento dos feriados santos católicos, buscando enfatizar a importância destes feriados, como também o amparo legal para a livre realização dos mesmos, sem desrespeitar a laicização do estado, trazendo em questão a essencialidade para o estado brasileiro ter esses feriados, pois o brasil e um pais essencialmente católico. E importante ressaltar o quão produtivo cultural se torna este tema, visto que há uma necessidade de fortalecer a religião católica através de gestos simbólicos, concretos e simples, uma vez que o brasil proporciona leis e ações a boa convivência entre credos e religiosos, garantindo a qualquer cidadão o direito livre de escolha, buscando com finalidade aquilo que todas as pessoas querem e necessitam que e o bem-estar social. Objetivo: Este estudo foi realizado com o objetivo de enfatizar a relevância dos feriados santos para a igreja católica, e os membros que dela fazem parte, tornando visível o poder que possuem para o comportamento social, buscando compreender as manifestações religiosas como um aspecto determinante para a formação sociocultural brasileira, desde a época de sua colonização ate a contemporaneidade, explicando como comportou-se em cada época, desde um período antropocentrista ate o homocentrismo contemporâneo que vivenciamos atualmente. Metodologia: A metodologia do trabalho é de base estritamente teórica, possui um baseamento em pesquisas publicadas anteriormente, com uma abordagem puramente qualitativa, proporcionando espaço para a interpretação e analise pessoal do leitor dos conceitos apresentados. O procedimento de estudo utilizado foi por meio de estudos bibliográficos, estudos documentais fazendo assim o artigo apresentado ser conhecido como artigo de revisão, onde possui crítica de conhecimentos previamente abordados, com o objetivo de resumi-los, analisa-los e sintetizar trabalhos de teor investigativo já publicados, motivando também outras pessoas a futuramente acrescentar um novo material com a finalidade de reforçar o conhecimento a respeito deste assunto. Conclusão: A escolha do tema foi realizada com a finalidade de investigar a experiência católica como marco da formação do brasil, mostrando aos cidadãos brasileiros, que constitucionalmente, os mesmos possuem o direito de livre escolha de religião, o que torna necessário a igreja católica os feriados santos, fazendo assim com que ocorra o reconhecimento das datas de celebração da formação do brasil, que vale ressaltar, sempre estiveram acompanhadas de símbolos católicos. Ficando ainda exposto a importância do acesso ao conhecimento por aqueles que são leigos no assunto, conscientizando da importância de fazer valer o exercício de seus direitos, independentes de que cunho eles se tenham, inclusive e não menos importante o cunho religioso.

Palavras-Chave: Santos, Estado, Laico

4. Orientador, Mestrado (Concluído), UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB