IX Encontro de Iniciação Científica & VIII Encontro de Extensão

Eleições Para Além do Voto: As Ciências a Serviço da Cidadania

ISSN 1984-1876Setembro/2016

OS IMPACTOS CAUSADOS PELA AUTOCONSTRUÇÃO: UM ESTUDO DE SUA PRÁTICA NA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE-CE

Samara de Lima Costa1

Thaís Farias Varela2

Tamires Oliveira Cabral3

Introdução: A autoconstrução, considerada neste artigo como a construção ou reforma de edificações realizadas por seus próprios habitantes sem acompanhamento profissional da área, é um ato habitualmente realizado no Brasil. Segundo uma pesquisa realizada pelo instituto data folha solicitada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) e publicada no jornal O Povo, somente 15% dos brasileiros que já realizaram reformas ou construções utilizaram serviços profissionais e no Nordeste apenas 7,1% (GURGEL, 2015). Todavia essa prática realizada de maneira desenfreada e liberal pode gerar problemas para a sociedade e seus usuários como, por exemplo: espaços com défice no conforto ergonômico e ambiental, gasto excessivo dos recursos e construções ou ocupações em locais ilegais que geram risco à vida. A cidade de Juazeiro do Norte, localizada no estado do Ceará, cresceu consideravelmente no decorrer do século XX principalmente nos últimos 20 anos (PEREIRA, 2011). Observou-se durante a pesquisa que a modalidade construtiva irregular é bastante utilizada em construções no município em análise, o que contribuiu para configurar de forma precária o seu atual quadro urbano. A evidenciação e discussão desse tema são de suma importância tendo em vista que o mesmo causa um impacto prejudicial tanto à segurança e bem-estar da população como a configuração e paisagem urbana. Objetivo: O artigo tem por objetivo geral constatar os problemas ocasionados pela autoconstrução, com foco na cidade de Juazeiro do Norte – CE. Para alcançar este objetivo geral busca-se identificar a origem e configuração da autoconstrução local, assim como as regiões de concentração e os condicionantes e impactos existentes na área analisada. Metodologia: Serão realizadas pesquisas teóricas e de campo, tendo esta última como objeto de estudo 92 habitantes da cidade de Juazeiro do Norte – CE, baseada no cálculo amostral com margem de erro de 5% abrangendo o percentual de no mínimo 10% da população total. Fórmula utilizada: Onde: n - amostra calculada; N – população; Z - variável normal padronizada associada ao nível de confiança; p - verdadeira probabilidade do evento; e - erro amostral. A abordagem será mista, onde os dados quantitativos serão priorizados e os dados qualitativos servirão para complementar as informações obtidas. As ferramentas metodológicas utilizadas consistem em fichamento dos estudos bibliográficos e documentais e questionários de pesquisa e observação, estando estes últimos em andamento. Conclusão: A partir da análise das informações adquiridas sobre a problemática da autoconstrução, pode-se afirmar que este modo construtivo foi por muitos anos e ainda é executado, no Brasil, como a maneira mais acessível à concessão de imóveis, principalmente por famílias de baixa renda que possuem esta como a única forma de acesso á habitação. Assim, esta atividade tornou-se parte consolidada da cultura construtiva do país. Nota-se que na cidade em análise, Juazeiro do Norte – CE, existe uma ausência de informação e interesse da população acerca desse tema o que viabiliza a frequência da autoconstrução, culminando nos problemas arquitetônicos e urbanos que afetam o município atualmente. Portanto é necessário promover discussões e eventos com o intuito de informar e conscientizar toda a população a cerca dos impactos ocasionados pela crescente realização de construções com total desamparo profissional. Além de enfatizar a importância do acompanhamento profissional para otimizar custos e obter soluções adequadas aos habitantes e as legislações vigentes, o que é garantido as famílias de baixa renda através da Lei n° 11.888, de 24 de dezembro de 2008.

Palavras-Chave: Autoconstrução, Problemas construtivos, Juazeiro do Norte – CE.

3. Orientador, Mestrado (Concluído), UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB