MARKETING ELEITORAL E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: FERRAMENTAS FUNDAMENTAIS NO PROCESSO DE DECISÃO DO ELEITOR

jailson dos santos silva1

Vanessa Maria Monte2

Janeide Ferreira Alencar de Oliveira3

Introdução: Todo pleito eleitoral é caracterizado por uma verdadeira corrida entre candidatos que buscam eleger-se e assim gozar de um cargo politico na sociedade. Desta forma é indiscutível a necessidade de se ter uma boa estratégia na candidatura para alcançar tal feito. Assim, se torna notória a importância do uso do marketing eleitoral aliado a um bom planejamento estratégico que influenciarão a decisão do eleitor na hora do voto. É importante ressaltar as diferenças entre marketing politico e marketing eleitoral; enquanto o politico se configura como um conjunto de esforços para tornar determinado candidato conhecido perante seu eleitorado, de forma a posicioná-lo em vantagem ante seus adversários; o eleitoral já se caracteriza por ações a curto prazo, com um único objetivo, elege-lo. (MUNIZ, 2004 apud Fraga & Maia, 2014) Igualmente importante é a definição de planejamento estratégico, que é entendido como um processo que estabelece planos de ação que resultarão em vantagens competitivas. (Gomes, 2014) Objetivo: O principal objetivo deste trabalho é avaliar a efetividade da influencia das estratégias planejadas de marketing sobre o poder de decisão dos eleitores. Ademais, busca-se compreender como ocorre tal influencia. Metodologia: O presente trabalho consiste em um estudo teórico com uma abordagem qualitativa, onde por meio de uma revisão bibliográfica, buscou-se fundamentar as ideias aqui apresentadas acerca das ferramentas e estratégias do marketing e dos processos eleitorais. Conclusão: Uma característica do eleitorado brasileiro é sua pouca escolaridade e por isso na hora de escolher seus candidatos recorre aos meios de comunicação eletrônicos como principal fonte de informação. (Gomes, 2014) A fim de suprir essa ânsia por informação entram em ação os profissionais de marketing e o bom planejamento das estratégias garante a melhor distribuição de recursos nas atividades da campanha. Sendo assim, tais estratégias se baseiam na ideia dos “quatro P’s – Produto, Preço, Ponto e Promoção”. Em um contexto politico, estratégias de produto se remetem aquelas que buscam vender o produto que seria o candidato; nas estratégias de preço são definidas as ações propostas pelos candidatos; já nas estratégias referentes ao ponto, pode-se dizer que são as escolhas dos meios de comunicação por onde serão veiculadas todas as ações feitas, e por fim, as estratégias de promoção, que são ações sociais executadas pelos candidatos. (Zuccolotto & Silva, 2004) Essas estratégias se relacionam diretamente com o comportamento do eleitor dado o efeito persuasivo dessas ações na intenção do voto. (Zuccolotto & Silva, 2004) Acerca disso Kotler (1978) apud Zuccolotto & Silva (2004, p. 7) diz “o marketing [...] é de fundamental importância em um processo político-eleitoral, pois através da aplicabilidade de suas técnicas, os eleitores são identificados, bombardeados e facilmente persuadidos”. Diante do exposto, torna-se indiscutível os benefícios que o marketing eleitoral em conjunto com o planejamento estratégico traz ao exercício da cidadania. Dentro desse processo, que é a campanha eleitoral, o planejamento se mostra bastante eficaz na hora de alocar recursos para as atividades. Ademais, quando bem gerido, o marketing eleitoral permite aos cidadãos um maior conhecimento das ações e da vida daqueles que poderão a vir representá-los publicamente.

Palavras-Chave: Marketing eleitoral, Planejamento estratégico, Eleições

1. Autor, Graduação (Cursando), UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA
  2. Co-autor, Graduação (Cursando), UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA
  3. Orientador, Mestrado (Concluído), INSTITUTO DE TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO - ITEP