ASSÉDIO SEXUAL NO TRABALHO

TAMIRES FRUTUOSO BEZERRA2

ANTONIO BARBOZA NETO3

Thiago Gonçalves Pereira Costa4

Introdução: Vendo a relevância do tema proposto é de suma importância que sejam realizados estudos e modificações nas pesquisas e resultados sobre o tal. Este é um tema sempre atual e que pode vir a acontecer com qualquer pessoa em suas relações de trabalho. Tendo em vista que fere princípios da nossa Constituição Federal, a problemática tem relevância ao se tratar de um crime que não tem uma punição tão severa, pois pode acontecer com qualquer pessoa não só nas instituições privadas mais também nas públicas, geralmente o gênero que mais sofre com a temática é o feminino. É detectado na maioria das vezes que a vítima é quase sempre um subordinado, o empregador tenta usar palavras desmotivadoras que enfraquecem o desenvolvimento no trabalho, chegando ao ponto das vítimas pedirem desligamento da empresa por ameaças e palavras desumanas e que muitas vezes não são denunciados perdendo com isso todos os seus direitos acumulados com o seu tempo de colaboração prestado. Objetivo: Com o estudo realizado no tema proposto, nossa opinião é combater esse assédio que tem prejudicado a população, não só físico mais também psicologicamente, estamos propondo métodos e projetos que avaliem o comportamento de quem comete este ato e uma sanção mais abrangente, com mais eficiência. Queremos com este Artigo mostrar as falhas do sistema e procurar medidas cabíveis para serem inseridos no ambiente de trabalho. Lembrar que essa problemática está ferindo os Artigos 1º, 3º e 5º da nossa Constituição Federal, que fere a Dignidade da pessoa humana. Metodologia: Metodologia utilizada foi o estudo de pessoas que passaram por esse trauma. Evidencias de que quem mais sofre esse tipo de humilhação são pessoas do gênero feminino. Em primeiro lugar buscamos investigar o que leva alguém a abusar com palavras e gestos um colaborar do seu trabalho, foi através dessas pesquisas que conseguimos desenvolver um pensamento mais eficaz sobre o assunto, pois apesar de parecer pequeno e muitas vezes invisível acontece com uma boa porcentagem da população mundial. Conclusão: Queremos com isso, apresentar melhores resultados tais como um trabalho realizado com dignidade, com segurança, sem ameaças e desrespeito a pessoa. Realizar um novo método baseado no estudo realizado, busca um diálogo seguro com funcionários no geral, enfatizando a importância de se comunicar e ter um bom relacionamento, explicar o que fazer, a quem procurar quando ocorre um constrangimento no ambiente em questão, uma nova forma de contribuir para acabar com esse problema no convívio trabalhista.

Palavras-Chave: ASSÉDIO SEXUAL, DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA, HUMILHAÇÃO.

4. Orientador, Graduação (Concluído), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP