IX Encontro de Iniciação Científica & VIII Encontro de Extensão

Angélica Gonçalves da Silva1

Kalleb Cajueiro Campos Barreto2

Sávio de Brito Fontenele3

Introdução: Segundo o Decreto de Lei 399/38, a Cesta Básica é uma quantidade predefinida de alimentos suficiente para o sustento e bem estar de um trabalhador em idade adulta, variando de acordo com cada região em estudo. Ela contém quantidades balanceadas de proteínas, calorias, ferro, cálcio e fósforo suficientes para um adulto sobreviver durante um mês. O indicador cesta básica possui enorme significância e eficiência no que tange à representatividade dos aspectos socioeconômicos regionais, pois analisa poder de aquisição, custo de vida e variação de inflação. Por isso, a geração desse indicador para Juazeiro do Norte é essencial, pois a mesma é referência dentro do estado do Ceará e principal cidade da região metropolitana do Cariri. Objetivo: Objetiva=se gerar informações sobre o valor da cesta básica em Juazeiro do Norte, contribuindo para a discussão sobre o custo de vida na cidade e instituindo um indicador de referência regional, além de georreferenciar as áreas de compra mais eficientes para os trabalhadores. Metodologia: A metodologia utilizada baseou-se na criada pelo Dieese para este fim, a qual é parâmetro indispensável para geração do indicador nas grandes cidades do país. Questionários foram aplicados aos assalariados filiados ao Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Hoteleiro e Similares, Turismo e Hospitalidade na Região do Cariri, seguindo a metodologia do Dieese, a fim de delimitar os principais pontos de coleta de preços, subdividindo os equipamentos – como padarias, supermercados, açougues e feiras – em diferentes tipos de estabelecimentos, adaptando as necessidades da pesquisa à realidade do município, a fim de melhor agrupar os resultados obtidos. O passo seguinte é a coleta de preços de cada tipo de alimento em cada um dos equipamentos, conforme as marcas sugeridas no questionário pelos sindicalizados. Então, aplicar mecanismos estatísticos para avaliar os dados obtidos e calcular os custos com alimentação para cada trabalhador. Conclusão: Os resultados obtidos através dos questionários revelaram que os consumidores de carne optam pela marca Friboi, os consumidores de leite escolhem a marca Lírio, o item feijão teve um quantitativo de consumidores de marcas específicas insignificante, logo, optou-se pela sua pesquisa generalizada, os consumidores de farinha geralmente escolhem a marca Kicaldo, os de arroz dão preferência à marca Namorado, os de café preferem a marca Kimimo, os consumidores de açúcar preferem a marca Cristal, os de óleo optam pela marca Soya e os de manteiga escolhem a marca Primor, e todos realizam estas compras predominantemente em supermercados. Os itens batata, tomate e banana são comprados, geralmente, em feiras livres e os pães, em panificadoras. Os resultados desta pesquisa deverão indicar o custo médio da cesta básica para o consumidor juazeirense, a quantidade de horas necessárias para adquiri-la, e no que tange ao salário, cotar o valor mínimo necessário para que uma pessoa possa não só adquirir a cesta, como também suprir o seu custo de vida, acendendo, assim, a discussão sobre esses valores e suas implicações na qualidade de vida dos trabalhadores. Além de georreferenciar os pontos de coleta da cidade, de modo a mapear os locais de compra mais acessíveis ao consumidor assalariado de Juazeiro do Norte. Vale salientar que a pesquisa deverá ser realizada junto a outros sindicatos, para se ter a representatividade adequada do município.

Palavras-Chave: Cesta Básica, Juazeiro do Norte, Estatística Aplicada

3. Orientador, Doutorado (Concluído), UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC