IX Encontro de Iniciação Científica & VIII Encontro de Extensão

Eleições Para Além do Voto: As Ciências a Serviço da Cidadania

Juazeiro do Norte - CE


ISSN 1984-1876Setembro/2016

INTERFERÊNCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NA CULTURA BRASILEIRA

andre correia ribeiro1

Mila Fonteles Barbosa Ferreira Costa2

Introdução: A Mídia desempenha um papel central na política, economia, negócios, educação, arte e entretenimento. Compreender como a mídia é produzida e consumida é fundamental para compreender as culturas ao redor do mundo. Será que com o avanço e a aproximação de povos, culturas e costumes impostos pelos meios comunicativos, acarretara no desaparecimento de culturas tradicionais? O que é uma boa comunicação? Como o ambiente cultural está evoluindo, e o que essas mudanças significam para todos nós que vivemos na sociedade conectado digitalmente, saturada de mídia de hoje? Qual o papel da comunicação, mídia e da cultura na construção da nossa identidade? A questão do papel social dos meios de comunicação está intimamente ligada com as questões da cultura, porque a mídia é um dos principais contribuintes para as formas culturais dentro da sociedade. Os meios de comunicação são certamente os mediadores mais influentes, representadores e fornecedores de valores, crenças e práticas sociais dentro da sociedade. Eles produzem a "nossa" identidade coletiva, eles refletem ou reproduzir o "nosso" senso de identidade nacional coletiva, falando para a sociedade como um todo. A visão composta é a visão pluralista cultural, que a mídia tem a tarefa de refletir ou representar as contrastantes perspectivas culturais dentro de uma sociedade, tais como os das minorias étnicas e crenças religiosas. Os meios de comunicação e cultura são uma parte muito importante dos nossos dias que, por vezes, é difícil voltar atrás e apreciar e apreender o seu grande impacto em nossas vidas. Objetivo: Investigar métodos de utilização de meios de comunicação como uma ferramenta para a mudança social. E saber se esses meios tem o poder de extinguir culturas. Na construção de perguntas e respostas estamos construindo questões mais amplas sobre a ideologia, consciência social, e "nossas próprias" crenças e valores. Metodologia: Por meio de entrevistas com profissionais da área, pesquisas e questionários feitos com a população de regiões distintas. Conclusão: Os meios de comunicação, desenvolvem formas sofisticadas de comunicação sensorial, multidimensional, integrando linguagens, ritmos e caminhos diferentes de acesso ao conhecimento. As formas de contar são mais variadas, menos racionais, mais sensoriais e emocionais; a organização da informação é menos precisa, mais intuitiva. A Mídia influencia a forma como o cérebro funciona e como ele processa a informação. Eles criam novos padrões de pensamento e comportamento. Olhando para trás ao longo do tempo, as pessoas e as sociedades foram moldadas pela mídia dominante do seu tempo. No que permite interferências por parte de concessionários, produtores e consumidores, com consequências profundas na comunicação de outros espaços como o cultural, o familiar e o educacional.

Palavras-Chave: Meios de Comunicação, Cultura, Sociedade

  1. Autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  2. Orientador, Mestrado (Concluído), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP