Perfil dos estudantes que frequentam a Biblioteca João Paulo II da Faculdade Paraíso do Ceará

Ana Marianny de Sousa Costa1

ELAENE GREGÓRIO RAMOS2

FRANCICO KLEBER FEITOSA3

Sávio de Brito Fontenele4

Introdução: O processo de ensino e aprendizagem no ensino superior possui dificuldades e limitações. Sabe-se que uma parcela dos estudantes não possui familiaridade com o manuseio da informação por meio dos livros. Há forte influência do imediatismo, assegurado pelo uso habitual e continuo da internet como meio de fonte de pesquisa. As bibliotecas precisam ser usadas e compreendidas por eles como locais de apoio para desenvolvimento do conhecimento de ensino e pesquisa. Nelas contém um acervo com diversidade interdisciplinar e autores distintos tornando possível o acesso a informação e a geração de conhecimento. Saindo do pensamento arcaico de que o discente se prende ao professor como centro provedor de opiniões, mudando o contexto para que possa ser protagonista na sua formação, através da pesquisa, produzindo também conhecimento cientifico. Dentro dessa perspectiva buscamos compreender a frequência na locação dos livros pelos estudantes da FAP e as principais correlações existentes entre as variáveis: sexo, idade, semestre, entre outras, podendo então perceber as características com o objetivo de traçar um perfil desses estudantes. Essa pesquisa estatística tem como finalidade entender e analisar a relação envolvida entre entradas e saídas de livros da biblioteca com os cursos existentes atualmente na instituição. Observando quais deles frequentam mais essa área, esclarecendo assim, quais alunos costumam locar com mais assiduidade levando em consideração as variáveis já citadas. Objetivo: Definir o perfil dos estudantes que frequentam a Biblioteca João Paulo II, relacionando a locação de livros com suas características. Metodologia: A pesquisa descritiva e coleta de dados foi realizada com o auxilio de questionários respondidos unicamente por alunos da instituição, durante o intervalo, no período de uma semana (5 dias), mais especificamente no horário de 20:00 às 20:30 dos dias 14, 15, 16, 19 e 20 de outubro de 2015. A amostra usada foi de 210 indivíduos distribuídos entre os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Marketing e Sistemas de Informação. Usou-se o método quantitativo aplicando-se ferramentas estatísticas de análise de dados, assim como o uso do Excel para essa análise descritiva. Conclusão: Na coleta de dados, conseguiu-se identificar algumas limitações, havendo a resistência de pessoas que se recusavam a responder o questionário. Um dos motivos pelos quais esses discentes se negaram a responder o questionário foi à ausência de obras direcionadas aos novos cursos. Essa justificativa provoca a redução da frequência destes no que diz respeito ao serviço da biblioteca. Observados os questionários respondidos, consegue-se traçar um perfil específico dos estudantes que frequentam o espaço. Identificou-se a média da idade que foi de 16 a 20 anos, contradizendo a hipótese inicial. O curso que loca mais exemplares é o curso de Direito. Verificou-se que o gênero que visita com mais frequência o ambiente é o feminino. Ciente de que o dia da semana com maior movimentação é a quinta-feira. Além disso, vale salientar que a instituição deve direcionar ações que envolvam a interação dos cursos de graduação contidos no programa da instituição. Sendo percebido que há a necessidade de aquisição de obras literárias para enriquecer ainda mais o acervo da biblioteca, equilibrando a utilização de todos os livros e obras, democratizando ainda mais a acessibilidade às informações, possibilitando o contato direto dos alunos que iniciam suas atividades dentro da faculdade, em especial, aqueles que compõem os novos cursos.

Palavras-Chave: Livros, Cursos, Locação

4. Orientador, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP