IX Encontro de Iniciação Científica & VIII Encontro de Extensão

Eleições Para Além do Voto: As Ciências a Serviço da Cidadania

ISSN 1984-1876Setembro/2016

A EXPECTATIVA DE CARREIRA DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS DA FACULDADE PARAISO DO CEARA

Carla Marisa Nunes da Silva1

Mayara Batista Araujo2

SAMUEL BEZERRA SILVA3

Sávio de Brito Fontenele4

Introdução: Com o grande número de oportunidades que se tem hoje na educação superior brasileira, a cada ano mais estudantes têm acesso. O aluno muitas vezes entra nas instituições de nível superior sem o conhecimento necessário do curso e tampouco do mercado de trabalho que o espera. Embora também aconteça com bastante frequência do aluno optar por determinado curso almejando um retorno financeiro e uma brilhante carreira. Há ainda casos em que a influência da família e amigos leva a escolha que poderá determinar sua vida profissional. Em muitos casos, a frustração é grande e isso pode acarretar em problemas não apenas na vida profissional, mas também na vida pessoal destes jovens. Depois da escolha assertiva, muitos já sonham com a conquista do diploma, principalmente quando sabem que aquele curso é realmente o que querem seguir para toda a vida. Assim, o fim do curso vem como uma imensa oportunidade de iniciar uma nova fase da vida, marcada pelo inicio do exercício da profissão escolhida. Mas, é aqui que está o problema. Com tantas dificuldades que o Brasil enfrenta atualmente, um diploma não é mais uma garantia para uma profissão de sucesso nem tão pouco para uma vida profissional bem sucedida. Enfim, a conquista de um espaço no mercado não depende apenas de um diploma, mas também de características pessoais, competências específicas, redes de relações e capacidade de ajustar-se a diferentes demandas de trabalho. Objetivo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar os motivos que tem conduzidos os jovens a ingressar em cursos superiores de graduação e suas expectativas após a formatura. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada por meio de questionários/entrevistas com graduandos do ensino superior. Esses questionários foram aplicados a alunos dos cursos de Administração, Direito e Sistemas de Informação da Faculdade Paraíso do Ceará escolhidos de forma aleatória. A amostra constitui-se de sessenta alunos matriculados nos cursos citados acima e procurou-se averiguar qual a expectativa de cada um deles depois da formação acadêmica. Conclusão: De acordo com a análise, as expectativas dos participantes quanto ao seu futuro profissional foram otimistas. Participaram dessa pesquisa 60 universitários dos cursos de Administração, Direito e Sistema de Informação, todos foram escolhidos aleatoriamente. Do curso de Administração 50% dos alunos entrevistados gostariam de abrir o seu próprio negócio, 35% desejam fazer concurso na área em que estudam e 15% deseja fazer carreira em grandes empresas. Desse total 65 % são mulheres e 35 % são homens. Do curso de Direito, 20% dos alunos entrevistados gostariam de abrir o seu próprio negócio, 75% desejam fazer concurso na área em que estudam e 5% deseja fazer carreiras em grandes empresas. Desse total 55% são mulheres e 45 % homens. Já o curso de Sistema de Informação, 31,67% gostariam de abrir o seu próprio negócio, 40% desejam fazer concursos na área, 25 % deseja fazer carreiras em grandes empresas e 3,33% assinalaram OUTROS. Desse total 30% são mulheres e 70% homens. Dessa forma, conclui-se que 51,67% dos alunos entrevistados desejam fazer concurso na área em que estudam. Esse percentual se eleva principalmente por conta dos estudantes de do curso de Direito, 30% gostariam de abrir o seu próprio negócio, sem enfatizado pelos alunos do curso de Administração, 15% deseja fazer carreira em grandes empresas e 3,33% assinalaram outros. A partir do levantamento dos dados é visível perceber uma parcela considerável dos estudantes dos cursos amostrados tem um objetivo em comum, independente de ser homem ou mulher, que é fazer concurso na área.

Palavras-Chave: Jovens, Profissão, Expectativas

4. Orientador, Doutorado (Concluído), UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC