IX Encontro de Iniciação Científica & VIII Encontro de Extensão

Eleições Para Além do Voto: As Ciências a Serviço da Cidadania

ISSN 1984-1876Setembro/2016

BENEFÍCIOS DE UMA OBRA EM ESTRUTURA METÁLICA(STEEL FRAME): UMA ALUSÃO À CONSTRUÇÃO DO NOVO BLOCO DA FAPCE

Cicera Vânia moraes dos Santos sousa1

Luiza Vitória Alcantara2

Natália Pereira de Moura3

Akiro Meneses Chikushi4

Introdução: No mundo globalizado e capitalista contemporâneo, o rápido progresso nas mais variadas áreas é notável, inclusive, na construção civil. Nesse âmbito é possível deparar-se com o acentuado desenvolvimento da indústria de aço, fazendo com que as construções em concreto vão, aos poucos, dando lugar às edificações em estruturas metálicas(Steel Frame). Algumas vantagens podem ser agregadas a esse novo procedimento, dentre elas, a sustentabilidade do inicio ao fim da obra. As construções em aço chegaram ao parque industrial brasileiro e empresas de engenharia e de serviços. Observa-se um crescente investimento nessa ideia inovadora, fazendo desse método construtivo, um novo eixo da arquitetura e engenharia nacional. Acompanhando o ritmo dos outros estados do Brasil, o estado do Ceará também investe nessa tecnologia que vem a ser o baluarte da construção moderna. Por um olhar minucioso, a pesquisa reporta-se a região do Cariri, interior do Ceará, onde a presença de edificação em construção metálica faz-se alusão a FAPCE (Faculdade Paraíso) como pioneira na região nesse tipo de construção, sendo o primeiro prédio feito totalmente em padrões de aço. Observa-se, nessa edificação, um grande ganho em custo-benefício, pois a obra que levaria ao menos um ano para ser finalizada estará pronta em apenas quatro meses, ficando clara a ação de completa rentabilidade, pois em menos tempo as salas estarão abertas, receberão mais alunos e isso irá ocasionar geração de ganho financeiro para a instituição. Objetivo: O presente trabalho visa registrar o surgimento de obras em estrutura metálica na região do Cariri e, através desse registro, comparar o custo-benefício entre uma construção convencional e uma construção industrializada, para que seja possível alicerçar a defesa de adesão de empresas de engenharia consultiva e de serviços à edificação em aço, principalmente se a construção for de prédios comerciais, os quais visam, sobretudo, um retorno rápido e seguro de seu investimento. Ademais, outro parâmetro de suma importância concerne nos benefícios ambientais conquistados nesse tipo de construção, uma vez que o aço é totalmente reciclável e construções metálicas (Steel Frame) são consideradas sustentáveis e ecológicas. Metodologia: A pesquisa se iniciará por natureza teórica, elaborada por referências bibliográficas sobre o uso de estrutura metálica, vantagens e desvantagens, atreladas a sua aceitação na região, seu custo-benefício, bem como sua apresentação arquitetônica. Associada a esta, haverá uma pesquisa de campo, através de visita técnica in loco da obra de construção do novo bloco da FAPCE, no intuito de observar a segurança, o esqueleto da obra e a limpeza na mesma, colocando esses fatores em contraposto às construções em concreto armado e, fazendo assim, uma análise paralela entre os dois métodos construtivos durante todo o seu andamento Conclusão: Rentabilidade, sustentabilidade, inovação e segurança são vocábulos diretamente ligados à construção com estrutura metálica, pois esta otimiza os recursos naturais e é uma boa opção para economia de tempo de execução dos serviços construtivos. As estruturas metálicas vêm a cada dia tendo mais aceitação no meio ao qual se insere. Dessa forma, o setor da construção deve ter o olhar voltado para o desenvolvimento e guarnecer soluções inovadoras, minimizando os problemas que, normalmente, são encontrados em obras, como a falta de segurança, agressão ambiental, e atraso na entrega. Mesmo apresentando um custo de execução mais elevado, o fato de proporcionar a inauguração e utilização de uma instituição de ensino em poucos meses faz-se desse tópico que, inicialmente poderia aparentar uma desvantagem, como um excelente modelo construtivo.

Palavras-Chave: Steel Frame, Rentabilidade, Sustentabilidade

4. Orientador, Especialização (Concluído), FACULDADE DE JUAZEIRO DO NORTE - FJN