IX Encontro de Iniciação Científica & VIII Encontro de Extensão

Eleições Para Além do Voto: As Ciências a Serviço da Cidadania

ISSN 1984-1876Setembro/2016

A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA PARA A CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE DURANTE AS ROMARIAS: COMÉRCIO, INDÚSTRIA E RELIGIÃO.

Rodolfo Jorge de Sousa1

Paulo Cesar de Lima Andrelino2

Introdução: Este trabalho demonstra-nos a ideia de como a tecnologia, atualmente, influencia e atua dentro do maior Centro Popular do Catolicismo da América Latina e segundo maior Centro de Romarias do Brasil, movimentando o comércio, a indústria e a fé religiosa de mais de 800 mil pessoas, que anualmente buscam a cidade para o lazer, diversão e propagação de ensinamentos e preceitos doutrinados pela Igreja Católica. Esta iniciativa vem sendo desenvolvida desde o ingresso no curso de Sistemas de Informação. É uma proposta que parte do entendimento de como a tecnologia auxilia dentro do comercio, da indústria e da religião da cidade de Juazeiro do Norte, com ênfase em seus pontos positivos, negativos, onde pode melhorar, o que já melhorou, além de como a população recebe tais tecnologias e como essa ciência pode ser adaptada ao público, para uma fácil disseminação. Objetivo: Para entender este artigo, o mesmo será dividido em três partes: na primeira é apresentado alguns conceitos históricos e culturais de como a cidade era antes da implementação da tecnologia, que generalizando, vem desde a implantação da primeira engenharia, até o sistema de informações que temos atualmente nesta metrópole, entendendo e exemplificando cada ponto abordado, até o momento de sua aceitação pela população. Para tal, será usado a justificativa de que em tudo há tecnologia, provando isto com conceitos no decorrer deste escrito. Na segunda parte abordaremos como tais técnicas de inteligência digital, influencia nos três aspectos abordados nesta produção. No comercio destacaremos a movimentação financeira e empregatícia. Na indústria será relevante a produção de itens locais e como empresas movimentam o comercio regional. Na religião, como a informação auxilia na programação das romarias, estadia dos visitantes, disseminação de dados através de mídias sociais dentre outros. Metodologia: Este trabalho tem foco de pesquisa em dados teóricos coletados através da internet e em campo através de mini entrevistas feitas com moradores locais. A pesquisa também será desenvolvida em cima de consultas a artigos publicados na Biblioteca João Paulo II (Faculdade Paraíso) e em referências bibliográficas de Juazeiro do Norte. Além da dissertação de mestrado do professor Paulo Andrelino, que orienta estre trabalho e sob demais informativos encontrados dentro do âmbito de pesquisa. Conclusão: Através desse trabalho, foi possível entender o porquê da economia da cidade de Juazeiro ter um salto enorme durante as romarias, bem como entender o quão a mesma é importante para a cidade e para a população envolvida com esta (romeiros, moradores e visitantes). Desse modo, conclui-se que Juazeiro está dentro de um polo industrial, econômico e religioso, com estrutura tecnológica avançada, mas que pode e vai evoluir cada vez mais.

Palavras-Chave: romarias, tecnologia, economia

2. Orientador, Mestrado (Concluído), UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP