X Encontro de Iniciação Científica & IX Encontro de Extensão

Território e Desenvolvimento: criando cidades inteligentes

ISSN 1984-1876Setembro/2017

Destinos turísticos inteligentes: Cariri um pedaço do mundo

Caroline Uchôa Monte1

Carolyne Thomasia Rodrigues França2

Piedley Macedo Saraiva3

Introdução: Localizada na região metropolitana do Cariri, a cidade de Juazeiro do Norte é uma das maiores do estado, com quase 300 mil habitantes e ocupando uma área de 248km², a cidade recebe milhares de pessoas todos os anos devido as constantes romarias realizadas, o que a tornou um dos maiores polos religiosos -ficando atrás apenas da cidade Aparecida do Norte, em São Paulo - do país. A região do Cariri está em constante expansão, em especial podemos destacar a cidade de Juazeiro do Norte como principal centro turístico e religioso do Cariri, mas apesar da frequente presença de turistas e romeiros em nosso território ainda podemos notar uma certa dificuldade da região no que se diz respeito a divulgação dos vários atrativos turísticos nela presentes, temos uma região com muitas possibilidades, porém pouco exploradas. Tendo essa problemática em vista o presente trabalho tem como principal objetivo apresentar uma solução tecnológica que irá não só divulgar a região do Cariri como um polo de inovação, mas também proporcionar ao turista ou romeiro a possibilidade de escolher suas rotas e destinos e assim conhecer e aproveitar a região de uma forma geral. Procuramos beneficiar através do projeto também, os moradores locais, para assim dar-lhes uma oportunidade de conhecer sua própria história Objetivo: Desenvolver soluções tecnológicas que facilitem o acesso dos turistas e romeiros, bem como da população local as diversas rotas e pontos turísticos existentes em nossa região. • Movimentar o fluxo de turistas nas cidades vizinha • Estabelecer parcerias com a secretaria de turismo, para implementação das soluções. • Gerar renda para os Guias de Turismo e para a economia de uma forma geral. Metodologia: Devido à natureza experimental do projeto optamos por utilizar o método de pesquisa exploratório e uma análise qualitativa dos dados, essa coleta será realizada através de entrevistas com os responsáveis por todas as áreas do turismo na região e em especial na cidade de Juazeiro do Norte. Após a conclusão dessa etapa, será realizada uma profunda análise dos dados coletados para que assim possamos decidir qual a solução mais adequada para atender turistas, romeiros e habitantes locais da cidade, e só então daremos início ao procedimento de desenvolvimento e teste. Conclusão: Concluímos previamente então que com a divulgação e investimento adequados é possível tornarmos nossa região ainda mais conhecida a níveis nacionais e internacionais, não apenas pelo turismo religioso, mas também aproveitando todo o potencial que nossa região tem a oferecer.

Palavras-Chave: Juazeiro do Norte, Turismo Inteligente, Romeiros

3. Orientador, Mestrado (Concluído), UNIVERSIDAD SAN LORENZO