X Encontro de Iniciação Científica & IX Encontro de Extensão

Território e Desenvolvimento: criando cidades inteligentes

ISSN 1984-1876Setembro/2017

Contribuições a prototipação rápida de calçados: uma abordagem sistêmica às indústrias da região do Cariri.

Priscila Maria Ferreira de Oliveira1

Abner Leonel Machado2

Otávio Luiz de Souza3

Paulo Vinicius Pereira Pinheiro4

Introdução: No contexto atual, devida à alta competitividade do mercado, as empresas têm buscado novas formas de otimizar sua produção, objetivando maiores lucros e almejando atender eficientemente às necessidades de seus clientes. Cita-se como uma das técnicas utilizadas, a prototipação rápida com ênfase na impressão 3D. Essa prática tornou-se extremamente eficaz na fase de desenvolvimento de produto, onde o caminho entre o projeto e primeiro protótipo acontece rapidamente. Através do uso de softwares específicos e da obtenção de informações necessárias à sua fabricação ela permite que uma análise detalhada do produto antes de sua inserção no mercado seja realizada com custo bastante reduzido, tornando possível a análise de erros dos produtos e ajudando no planejamento dos processos de produção. Percebe-se que a Região do Cariri, com seu crescente polo calçadista, ainda não despertou para as vantagens oferecidas por essa tecnologia. O presente trabalho pretende suprir essa demanda. Objetivo: O presente projeto visa despertar o polo calçadista da região do Cariri para as vantagens do uso da tecnologia da prototipação rápida. Através de parcerias entre a instituição, as IES da região e as indústrias do segmento, o grupo de pesquisa FAPi3D busca inserir essa tecnologia no dia-a-dia da produção industrial. Em se tratando de objetivos específicos, o presente projeto buscará desenvolver nos participantes aptidões de analista de projeto, projetista, designer de produtos e detentor do conhecimento de impressão 3D com todas as suas nuances: polímeros, filamentos, métodos de extrusão, tempo de impressão x consumo de material como também acabamento das peças impressas. Com o uso do capital intelectual das indústrias parceiras, protótipos dos modelos a serem lançados no mercado serão comparados com os protótipos já confeccionados. Com isso, aliando rapidez, baixo custo e sustentabilidade, pretende-se em a médio prazo substituir de forma completa a tecnologia atual pela prototipação rápida em pequenas e médias empresas do segmento. Metodologia: Dentre as principais fases do modelo de produção, este projeto visa preparar os alunos para atuarem nas fases de análise, modelagem e criação dos protótipos. De fato, através de parcerias FAP-indústrias, alunos do grupo estarão inseridos no ambiente industrial aprendendo o passo-a-passo dos projetos de calçados e contribuindo através da aplicação das técnicas desenvolvidas no grupo. Ao mesmo tempo estarão aprendendo o uso de softwares de modelagem tridimensional e o manuseio de ferramentas de trato com modelos computacionais aplicados. A ideia é desenvolver partes reais dos calçados que substituirão as partes injetáveis e, em conjunto com partes confeccionados de outros materiais como couro, pedras e folheados, compor o protótipo final. Após a verificação e o teste prático realizado pela indústria, um novo protótipo por ser solicitado a depender da demanda de correções na modelagem ou de adequações de projeto (custo, modelo ou demanda mercadológica). Conclusão: O presente trabalho objetiva contribuir com o desenvolvimento de protótipos de calçados para o tão carente polo industrial do Cariri. A abordagem utilizada faz uso de parcerias IES-indústria gerando as demandas e o conhecimento necessário ao projeto. Os participantes obterão a oportunidade de previamente a seus estágios obrigatórios vivenciar o ambiente industrial e de contribuir em projetos de desenvolvimento de produtos. Através do uso das técnicas de prototipação rápida, é esperado um impacto significativo nas companhias, já que o ganho de tempo é substancial para o lançamento dos produtos no mercado e o custo é reduzido a praticamente zero. Observa-se também que a melhoria na preparação de profissionais aptos a atuarem nessas indústrias após a conclusão de seus cursos de graduação.

Palavras-Chave: PROTOTIPAÇÃO RÁPIDA, INDÚSTRIA CALÇADISTA, IMPRESSÃO 3D

4. Orientador, Doutorado (Concluído), UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC