X Encontro de Iniciação Científica & IX Encontro de Extensão

Território e Desenvolvimento: criando cidades inteligentes

Juazeiro do Norte - CE


ISSN 1984-1876Setembro/2017

Intervenção em empresa do ramo de joias e folheados.

David da Silva Souza1

Emanuel Soares de Albuquerque2

Kelvia Lopes Pereira3

Anderson Ramom do Amaral Leite4

Introdução: O trabalho apresenta um diagnóstico empresarial que analisou os problemas encontrados com base nas teorias aprendidas em sala de aula, demonstrando procedimentos para melhorias que foram aplicados aos pontos fracos identificados, considerados como deficiências empresariais e, ao mesmo tempo, procurando maximizar os pontos fortes encontrados. A empresa do setor de joias e folheados colaborou com o desenvolvimento do trabalho e se mostrou apta às mudanças propostas. Objetivo: Propomos através de analises (Fatores Críticos de Sucesso; VRIO (Valor, Raridade, Imitabilidade e Organização); Matriz GUT; Analise de SWOT; 5W2H e Matriz BCG), aperfeiçoar a organização da empresa, inclusão de marketing digital e projetos de adequação física da empresa. Metodologia: Foi realizado em primeiro plano um questionário com o fundador da empresa, para assim, podermos conhecer a empresa internamente em todas as suas esferas: área organizacional da empresa, finanças, mercados atuante e publico alvo. Nas visitas realizadas na empresa a equipe captou fotos da empresa, observação de processos e procedimentos, alguns problemas superficiais, construção de organograma e fluxograma da empresa; identificação de concorrentes diretos e indiretos, bem como seus diferenciais. Após isso formulamos a Matriz de SWOT, checamos os fatores críticos de sucesso da empresa para, assim, podermos propor algo a desenvolver na organização. Ainda criamos a missão, a visão e os valores da empresa, inexistentes até então; elaboramos o modelo VRIO (Valor, Raridade, Imitabilidade e Organização) de análise interna. Dado o número de problemas encontrados, utilizamos da Matriz de GUT (Gravidade, Urgência e Tendência) a fim de priorizar os mais críticos s e propor resultados eficazes à empresa; desenvolvemos a ferramenta 5W2H para podermos traçar um plano de ação e por fim formamos a Matriz BCG, com finalidade de sabermos como estava o mix de produtos da empresa. Por último, fotografamos os produtos prontos para serem distribuídos e programamos uma rede social da empresa. Conclusão: Com o acompanhamento da gestora, do fundador do negócio e do nosso orientador; diagnosticamos processos que precisam passar por melhoria na empresa dentro do controle logístico. Nossa proposta de intervenção sugere uma nova reorganização a qual demonstramos um novo modelo do espaço físico da empresa, suas devidas funções e harmonia entre as dependências da empresa. Pela analise externa, propomos criação de redes sociais da empresa, fundando uma página no Facebook, onde a empresa poderá relacionar-se com o público mostrando novas coleções e inovações da empresa, ainda podendo ligar a criação de uma conta no Instagram, permitindo atingir um público de proporcionalidade maior e com um custo praticamente zero. As propostas ofertadas pela a equipe foram acatadas pela empresa MVA Joias e Folheados, delas algumas já estão em execução e as outras passarão pela capitação de recurso paras serem realizadas.

Palavras-Chave: reorganização (layout), marketing digital, controle logístico

  1. Autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  2. Co-autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  3. Co-autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  4. Orientador, Mestrado (Concluído), UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB