X Encontro de Iniciação Científica & IX Encontro de Extensão

Território e Desenvolvimento: criando cidades inteligentes

ISSN 1984-1876Setembro/2017

O turismo religioso e o fenômeno urbano na consolidação da cidade de Juazeiro do Norte

Amanda Ramile Alves Brandão1

Caroline Muñoz Cevada2

Introdução: Juazeiro do Norte é uma das cidades que compõem a região metropolitana do Cariri cearense e completou no ano de 2017, 106 anos de existência. Segundo o IBGE, em 2016 sua população estimada estava em torno de 268.248 mil pessoas. Esse número deve-se em sua maioria devido às oportunidades que a região oferece aos empresários, estudantes, empreendedores e tantos investidores. Segundo a prefeitura municipal, por ano, a cidade costuma receber por volta de 2,5 milhões de romeiros e visitantes vindos de outras regiões e até países. Esse tipo de movimentação entre cidades foi um dos responsáveis pela povoação de Juazeiro Norte por volta dos anos 1900, devido à popularização do padre santo e do famoso milagre da hóstia. Diz-se o senso comum que o próprio patrono da cidade (Padre Cícero) orientava altares para as salas das casas, e oficinas para seus quintais. Em síntese, Juazeiro do Norte se desenvolveu de forma acelerada, fazendo do fenômeno urbano uma consequência do aspecto religioso, comercial e habitacional. A terra do Padre Cícero, assim como a maioria das cidades brasileiras, não teve acesso a recursos de planejamento urbano no inicio de sua história, priorizando por vezes os que detêm mais poder. Em Juazeiro do Norte, é sabido que a questão religiosa foi de fundamental importância na povoação da cidade, mas hoje não possui mais a influência que tinha anos atrás. O desregramento total no início de sua história faz com que a cidade expresse problemas gritantes consequentes da desigualdade social e da ausência de planejamento. Objetivo: O objetivo deste trabalho é expor a importância do turismo religioso dentro da formação do desenho da cidade, além dos aspectos sociais, políticos e econômicos, que estão atrelados diretamente ao fenômeno das romarias. O foco deste trabalho se concentrará na cidade de Juazeiro do Norte, mas assim como esta, diversas outras cidades têm atado à sua história, o fenômeno das romarias e da devoção como ponto chave para a povoação do seu espaço. Metodologia: A metodologia utilizada na realização deste trabalho deu-se através de dados estatísticos, análise documental, pesquisa bibliográfica e empírica. Conclusão: Espera-se com este trabalho explanar a crescente importância da arquitetura religiosa dentro do turismo religioso das cidades, em especial, de Juazeiro do Norte. Expor como o desenho urbano juazeirense foi influenciado, direta e indiretamente pelas romarias e pela movimentação de imigrantes, além do desenvolvimento acelerado tornando a terra do Padre Cícero, na capital da região metropolitana do Cariri.

Palavras-Chave: Turismo Religioso, Arquitetura Religiosa, Desenho Urbano

2. Orientador, Mestrado (Concluído), UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB