X Encontro de Iniciação Científica & IX Encontro de Extensão

Território e Desenvolvimento: criando cidades inteligentes

ISSN 1984-1876Setembro/2017

Inovações Tecnológicas e Construtivas e seus Impactos no Campo da Construção Civil

Valéria Valessa da Silva Souza1

Jeane da Silva2

sidney rammon da silva brito3

Allana de Deus Peixoto4

Introdução: No cenário atual da construção civil, é possível perceber a proposição de novas implantações e novas tecnologias construtivas. As empresas sentem cada vez mais a necessidade de investirem em novas tecnologias, tanto na inovação de materiais e equipamentos, quanto em técnicas construtivas, buscando, assim, mais eficiência, rapidez, economia e alta qualidade tecnológica, além de reduzir os custos finais da obra e os prazos de construção. Nota-se também que há uma busca maior pela redução do impacto ambiental, com uma redução significativa de resíduos, gerados na obra em comparação com as formas tradicionais da construção civil. Os elementos pré-moldados são um exemplo dessa inovação que vem crescendo cada vez mais no nosso país. Com a crescente inovação na construção civil, percebe-se uma significativa mudança de qualificação de mão-de-obra. Há uma probabilidade que se repita o mesmo que ocorreu na indústria automobilística, onde a implantação de máquinas inteligentes, que passaram a ser gerenciadas por computadores, com novas estratégias de gestão e organização do trabalho, gerou a substituição da mão de obra do trabalhador pelo o uso da máquina. Nesse sentido, percebe-se a necessidade de que as empresas se preocupem mais com esses trabalhadores, oferecendo especializações para que os mesmos tenham a possibilidade de migrar para outros setores e funções. Dentro desse contexto a indústria da construção civil é considerada um dos setores que mais emprega, direta e indiretamente no Brasil, utilizando uma mão de obra intensiva e de baixa escolaridade, que vem perdendo cada vez mais espaço no setor da construção, através do uso intensivo de máquinas e mão de obra especializada, o que vem gerando preocupação com o aumento do desemprego para as pessoas de baixa renda. Sendo assim, a inovação tecnológica, com todas as suas vantagens, traz consigo também desvantagens. Objetivo: O objetivo desse trabalho é promover debates sobre a inovação tecnológica e as novas técnicas construtivas existentes no mercado, considerando suas vantagens e desvantagens e levando em consideração novos mercados e cenários econômicos, sociais, culturais e ambientais. Incentivar a produção de trabalhos acadêmicos sobre o tema proposto, conscientizar novos construtores sobre a importância da inovação tecnológica no nosso contexto atual e conscientizar sua responsabilidade social, levando em conta que não está havendo a transferência dos trabalhadores de baixa escolaridade para o novo cenário tecnológico construtivo e buscar incentivar a promoção de vantagens orçamentárias e ambientais na execução de projetos de alta tecnologia de modo crescente e eficaz. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa teórica, de abordagem qualitativa, adotando-se como procedimento o estudo bibliográfico. O embasamento teórico envolve um levantamento bibliográfico, documental e estudos de caso. Conclusão: Verifica-se, inicialmente, que parece ter havido um aumento crescente no desemprego na construção civil por conta das inovações tecnológicas introduzidas nesse campo e isso representa uma séria preocupação dentro da área social e econômica no Brasil, o que exige mais estudos e proposição de estratégias para lidar com essa questão.

Palavras-Chave: Tecnologia, Construção civil, Desemprego

4. Orientador, Graduação (Cursando), UNIVERSIDADE FEDERAL DE BRASILIA