X Encontro de Iniciação Científica & IX Encontro de Extensão

Território e Desenvolvimento: criando cidades inteligentes

Juazeiro do Norte - CE


ISSN 1984-1876Setembro/2017

Endomarketing Inteligente: A empresa pensando de dentro para fora

Maria Eduarda Santana da Silva1

Hellen Ravenna de Franca Silva2

Hommel Pinheiro Lima3

Introdução: O Marketing é um conjunto de atividades que orienta a entender e atender as necessidades dos clientes, trazendo lucro para as organizações. O profissional de marketing pode agir em diversas frentes, existindo uma gama de possibilidades de atuação, desde o planejamento até o relacionamento com os clientes. A profissão de marketing vem conquistando o mercado de trabalho, de uma forma definitiva, pois a mesma trás uma proposta inovadora, para as organizações, com o intuito de alavancar o crescimento das empresas no mercado, satisfazendo a necessidade do seu publico alvo, quando oferece produto e serviço de forma direta a quem mais deseja consumir. O Marketing está dividido em varias áreas de atuação, cada uma com uma função especifica, indo desde a estratégia ou planejamento voltado para determinado publico, tendo em vista o melhoramento empresarial, indo até a propaganda que apresenta e divulga o produto para o mercado. Nesse sentido o Endomarketing que nasceu com o objetivo de provocar nas pessoas uma reação de cooperação, dirigida a empresários, diretores e gerentes de Comunicação Social, Marketing e Recursos Humanos, além de profissionais responsáveis pelos processos de endomarketing nas empresas nas quais trabalham, mostra-se como uma poderosa ferramenta dentro das empresas. Tudo isso com um claro e transparente objetivo, dar valor e visibilidade à informação que existe dentro das organizações, de forma que o público interno consiga entender seus objetivos, estratégias e processos de gestão, mas principalmente, consiga vibrar com os resultados obtidos. Objetivo: O objetivo deste artigo é descrever a experiência de uma pesquisa de campo qualitativa para implantação de um programa de endomarketing em uma empresa varejista da região do cariri. Como objetivos específicos apresentaram: descrever uma situação atual em um setor da empresa para validação do programa, identificar no setor descrito uma situação problema a ser solucionado e aplicar ferramentas de endomarketing na resolução clara e objetiva do problema identificado. Metodologia: Como método de pesquisa, utilizamos a bibliográfica, descritiva, exploratória, na modalidade de estudo de caso. Para a pesquisa de campo, optamos pela história oral e pelas técnicas de entrevista não estruturada, da observação participativa e, ainda, pelo registro de informações através de gravações de áudios. Conclusão: A nossa presença na empresa foi importante para o êxito da pesquisa porque pudemos conhecer melhor os seus funcionários e o seus gestores em seu cotidiano, fato que contribuiu para a qualidade das informações contidas nas 41 entrevistas feitas. Também, essa convivência com as pessoas que fazem parte da organização pesquisada foi uma grande experiência vivida na perspectiva de que necessitamos entender a dinâmica da organização a fim de que possamos propor soluções adequadas a sua necessidade.

Palavras-Chave: Marketing, Endomarketing, Organização

  1. Autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  2. Co-autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  3. Orientador, Mestrado (Concluído), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP