X Encontro de Iniciação Científica & IX Encontro de Extensão

Território e Desenvolvimento: criando cidades inteligentes

Juazeiro do Norte - CE


ISSN 1984-1876Setembro/2017

Cybermarketing: estratégias de marketing convencional x digitais uma abordagem exploratória sobre a eficiência na atração de clientes

Felipe Alves de Oliveira Bezerra1

Rita de Cassia Daniel de Souza2

TALITA KAME SUCUPIRA3

Hommel Pinheiro Lima4

Introdução: Atrair clientes é a principal tarefa de um gestor de uma organização, não importa se ele vende serviços os produtos físicos. Buscar a melhor, mais eficiente e mais barata estratégia para essa tarefa pode ser um grande desafio. O presente trabalho apresentará uma visão comparativa da estratégia de marketing convencional contra o marketing digital, usando como objeto de pesquisa 03 empresas físicas e 03 virtuais do mesmo segmento e analisará o comportamento de cada estratégia nesses modelos virtuais e físicos Objetivo: Analisar os resultados práticos das estratégias de marketing digital versus marketing convencional para atração de clientes em 06 empresas do mesmo segmento em uma cidade no interior do Ceará Metodologia: • Pesquisa bibliográfica; • Abordagem exploratória, descritiva; • O universo da pesquisa será formado por 03 empresas físicas e 3 virtuais do mesmo segmento e campo de atuação principal; • O método utilizado será questionário estruturado com 10 perguntas fechadas para cada empresa da amostra, com perguntas versando sobre estratégia de marketing Conclusão: A pesquisa apresentará a definição dos conceitos de marketing convencional e digital, e a evolução do conceito de marketing ao longo do tempo até os dias de hoje. Usando o modelo integrativo de Howard (1989) estima-se analisar os impactos das duas estratégias durante o processo de tomada de decisão dos possíveis clientes. Esse modelo integrativo possui os seguintes passos: • Informação: esse passo diz respeito a comunicação com o cliente em potencial, como a mensagem é transmitida e como ela pode ser segmentada. Nessa fase pretende-se analisar a facilidade em enviar a mensagem de marketing e qual estratégia é mais eficiente em receber respostas dos possíveis clientes. Quais os passos para escolher os clientes os quais deseja que a mensagem seja transmitida?; • Reconhecimento da marca, confiança e atitude: essas três partes formam a imagem de percepção da marca. Em qual estratégia é mais fácil para o empresário saber o que as pessoas acham de sua empresa?; • Intenção: pretende-se analisar o quão predisposto as pessoas estão para considerar a compra partindo de um ponto frio de decisão; • Compra: pretende-se analisar o resultado prático das duas estratégias e sua eficiência em transformar mensagem em receita para a empresa; • Satisfação: qual estratégia se mostra mais fácil de coletar a impressão dos clientes sobre o serviço ou produto após seu uso. Acreditamos que os resultados antecipados pelas hipóteses poderão ser facilmente comprovados ou negados ao final da pesquisa por acreditarmos que o marketing digital é mais eficiente em suas estratégias

Palavras-Chave: cybermarketing, marketing digital, marketing

  1. Autor, Graduação (Concluído), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  2. Co-autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  3. Co-autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  4. Orientador, Graduação (Concluído), UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR