X Encontro de Iniciação Científica & IX Encontro de Extensão

Território e Desenvolvimento: criando cidades inteligentes

Juazeiro do Norte - CE


ISSN 1984-1876Setembro/2017

CONSUMO DOS ROMEIROS PARA ALÉM DA RELIGIOSIDADE NAS ROMARIAS DE JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ

Niciane Costa Bezerra1

Thiago Othon Sousa Coêlho2

Daricrys Ferreira Belém3

Hommel Pinheiro Lima4

Introdução: O desenvolvimento sustentável é aquele que tem a capacidade de permanecer ao longo do tempo, e ser um modelo de desenvolvimento que visa essencialmente desenvolver-se sustentavelmente, engloba-se a atividade turística, no contexto do turismo religioso, uma vez que, considera-se a sustentabilidade de suma importância para a análise do turismo religioso com ênfase no desenvolvimento econômico. Assim, “o turismo sustentável do ponto de vista do meio ambiente demonstra a importância dos recursos naturais e culturais para a economia de uma comunidade e seu bem-estar social, e pode ajudar a preservá-los; como também, intensifica a autoestima da comunidade local e oferece a oportunidade de uma maior compreensão e comunicação entre os povos de formações diversas.” (GLOBO 90, 1992). Ressalta SWARBROOKE, (2000, p.19): “O turismo sustentável enfatiza os elementos ambientais, sociais e econômicos do sistema. Isso poderia levar a uma definição de que turismo sustentável significa turismo que é economicamente viável, mas não destrói os recursos dos quais o turismo no futuro dependerá, principalmente o meio ambiente físico e o tecido social da comunidade local”. Dessa forma, o turismo assegura uma distribuição mais justa de benefícios e custos, além de gerar empregos diretos e indiretos em outros setores de suportes e de gestão de recursos. É importante ter em mente que o turismo sustentável não diz respeito apenas ao ambiente, mas também está ligado diretamente à igualdade social e à visibilidade econômica. A atividade do turismo religioso vem viabilizando o crescimento da cidade de Juazeiro do Norte, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e principalmente que o turismo se desenvolva, mas de forma planejada, bem administrado, respeitando os recursos humanos, culturais e principalmente ambientais como define a Lei Orgânica Municipal. O necessário é que o turismo realmente seja uma atividade que proporcione a sua população emprego com boa remuneração, não desperdício da mão de obra local, valorização do patrimônio cultural, religioso e ambiental atingindo aos anseios da população e de toda sociedade. Sabe-se que a origem das romarias de Juazeiro do Norte remonta à última década do século XIX, que foram motivadas por milagres do Padre Cícero. Diante disse a pergunta problema desse estudo é: qual é o perfil de consumo dos romeiros que visitam a cidade de Juazeiro do Norte? Qual o seu poder de compra e interesses de consumo dos romeiros? Objetivo: O presente estudo pretende identificar o perfil de consumo dos romeiros que visitam a cidade de Juazeiro do Norte - CE e analisar o seu poder de compra e interesses consumo. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica descritiva exploratória, de abordagem qualitativa com dados quantitativos para coleta dos dados será adotado um questionário misto com perguntas abertas e fechadas, objetivando traçar o perfil sócio demográfico do romeiro e seus interesses de consumo. Por tratar-se de uma pesquisa de campo o estudo pretende ser desenvolvido na cidade de Juazeiro do Norte - CE e amostra de 250 romeiros. Conclusão: Apontar para o romeiro de classe média para além da religiosidade, buscando também satisfazer seu consumo em alguns casos a realizar. Vale também como norteador para traçar estratégias para o comerciante local conseguir atrair um número maior de visitantes para o seu empreendimento.

Palavras-Chave: Romeiro, Consumo, Juazeiro do Norte

  1. Autor, Especialização (Cursando), FACULDADE DE MEDICINA ESTÁCIO DE JUAZEIRO DO NORTE - FMJ
  2. Co-autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  3. Co-autor, Graduação (Concluído), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  4. Orientador, Mestrado (Concluído), UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR