X Encontro de Iniciação Científica & IX Encontro de Extensão

Território e Desenvolvimento: criando cidades inteligentes

ISSN 1984-1876Setembro/2017

GESTÃO ORGANIZACIONAL NA PERCEPÇÃO DE GESTORES EXPERIENTES

Rosimeire Ribeiro Lima vital1

Hommel Pinheiro Lima2

Niciane Costa Bezerra 3

Adriana de Alencar Gomes Pinheiro4

Introdução: Este trabalho discorre sobre a percepção de gestores experientes que atuam na área administrativa em Juazeiro do Norte, Ceará, sobre o desempenho de jovens que ingressam nas organizações administradas por estes gestores, e que estão entrando cada vez mais jovens no mercado de trabalho. No atual cenário do mercado de trabalho altamente competitivo, de grandes transformações econômicas, políticas, sociais e tecnológicas, é cada vez mais difícil se destacar dentro das empresas, principalmente devido as constantes impactos que tais transformações provocam dentro e fora das organizacionais. E para estar à frente e preparado para as mudanças, acompanhando os avanços tecnológicos que impactam no desenvolvimento do trabalho de toda empresa moderna, é necessário buscar novos conhecimentos teóricos e práticos, a melhoria no desempenho funcional e o desenvolvimento de novas habilidades, aliando a prática já exercida ao longo do tempo. Objetivo: O objetivo geral deste trabalho é coletar informações sobre a percepção dos gestores experientes sobre o desempenho dos profissionais recém-formados e universitários que se engajam nas organizações administradas por eles. Trazemos como objetivos específicos: Entender como a geração Y se comporta diante da geração baby boomer e conhecer quais são os principais valores organizacionais no conceito destes gestores experientes. Metodologia: O método de pesquisa utilizado foi o exploratório de natureza quantitativa e qualitativa, através da aplicação de um questionário com perguntas fechadas e abertas entre onze gestores na cidade de Juazeiro do Norte que se julgaram pertencentes à geração baby boomer. Conclusão: Os resultados obtidos através desta pesquisa apontam para uma satisfação na visão dos gestores, sobre o trabalho desenvolvido por jovens que adentram no mercado de trabalho. Tais gestores afirmam que incentivam cada vez mais estas pessoas a se especializarem e a darem o melhor de si, pois o mundo exige pessoas dinâmicas que se adaptem a todas as necessidades. Em contrapartida, há também uma percepção um tanto crítica, que vem de encontro ao fato de que muitos desses jovens, por não enxergarem perspectivas de crescimento e ascensão profissional em curto prazo, encontram-se desmotivados, o que aponta uma possível insatisfação, trazendo aí um ponto negativo na hora de uma possível efetivação. Concluiu-se dessa forma, que a convivência entre as diferentes gerações dentro de um mesmo ambiente pode trazer, quando bem gerenciada, benefícios e vantagens tanto para as empresas como para as pessoas, uma vez que cada um contribui e compartilha com conhecimentos e habilidades diferentes. Constatou-se também que as organizações podem utilizar como alternativa para melhor aproveitar e transmitir os conhecimentos e experiências dos gestores mais experientes para os jovens que assumirão os cargos de gestão, o planejamento sucessório, quando bem implantado, envolvendo e mantendo todas as pessoas da organização envolvidas e informadas.

Palavras-Chave: Gestão, Experiência, Percepção

1. Autor, Especialização (Concluído), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  2. Co-autor, Mestrado (Concluído), UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR
  3. Co-autor, Especialização (Cursando), FACULDADE DE MEDICINA ESTÁCIO DE JUAZEIRO DO NORTE - FMJ