X Encontro de Iniciação Científica & IX Encontro de Extensão

Território e Desenvolvimento: criando cidades inteligentes

ISSN 1984-1876Setembro/2017

VIABILIDADE NA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE COMPOSTAGEM EM JUAZEIRO DO NORTE – CE

Monique da Silva Albuquerque1

Ana Beatriz Batista de Almeida2

Joelma Lima Oliveira3

Introdução: A gestão inadequada de resíduos sólidos é uma das grandes responsáveis na geração de problemas ambientais, sociais e econômicos nos centros urbanos. Com o intuito de mitigar tais impactos, têm sido desenvolvidas alternativas que auxiliem no correto manejo dos resíduos sólidos. Como opção à redução destes, recomenda - se o emprego de técnicas para reutilização de resíduos orgânicos, visto que, segundo o IBGE (2010), cerca de 51% da composição dos resíduos domiciliares correspondem à fração orgânica. Muller (2016) estimou que, em 2036, os resíduos sólidos produzidos por Juazeiro do Norte ocuparão cerca de 153.212 m². Ao se inserir a técnica de compostagem na cidade, haverá uma diminuição considerável no volume de resíduos e na emissão de gases estufa provenientes dos materiais, bem como a proteção ao meio ambiente, uma vez que tais resíduos seriam tratados de forma apropriada. Perante o exposto, torna-se imprescindível instaurar um sistema de compostagem na cidade como uma técnica para reutilização e redução do volume dos resíduos orgânicos gerados, proporcionando uma destinação ambientalmente adequada. Objetivo: O trabalho possui como objetivo analisar a viabilidade de reaproveitamento dos resíduos orgânicos gerados em Juazeiro do Norte – CE através da proposta de um modelo de sistema de compostagem a ser implantado na cidade. Metodologia: O trabalho possui uma abordagem teórica quantitativa referente aos dados de resíduos orgânicos produzidos em Juazeiro do Norte. As informações utilizadas para as análises de viabilidade na instalação do sistema de compostagem, como dados de massa específica e geração per capita de resíduos orgânicos, foram adquiridas em estudos bibliográficos e normativas, adotando os valores estabelecidos pela Embrapa quanto à geometria das leiras (piramidal e trapezoidal). Para o dimensionamento, realizou-se uma projeção de geração de resíduos orgânicos para 2018, com base na estimativa populacional, utilizando progressão aritmética. Através dos dados coletados, foi possível, com auxílio do Excel 2013, dimensionar o pátio de compostagem e verificar a viabilidade de sua implantação quanto a demanda por área necessária. Conclusão: Após a análise dos dados de geração de resíduos e dimensionamento do pátio de compostagem, observou - se que uma composteira formada por leiras piramidais exige uma área de cerca de 13 hectares. Já um modelo de composteira com leiras trapezoidais ocuparia apenas 5,94 hectares, favorecendo a sua implantação perante a demanda por área. Outro fator a ser observado é que as leiras trapezoidais tendem a absorver maior umidade por possuir uma área superficial maior, se comparada com a piramidal, proporcionando melhores condições para degradação microbiológica. Além disso, a inserção da técnica de compostagem, poderá favorecer um incremento na renda da cidade, visto que o adubo produzido poderá ser utilizado no setor agrário da região ou ser comercializado. Conclui - se que a aplicação da tecnologia de compostagem em Juazeiro do Norte é viável, uma vez que, mesmo utilizando uma área de cerca de cinco hectares, para leiras trapezoidais, é possível proporcionar um manejo adequado dos resíduos orgânicos gerados, obedecendo o princípio da responsabilidade, previsto no § 3º do art. 225 da Constituição Federal de 1988. Para minimizar os problemas de demanda por área na implantação da composteira, propõe - se que haja um consórcio com cidades vizinhas, de maneira que ambas possam se beneficiar com a tecnologia. Outra maneira de reduzir a área de instalação da composteira seria inserir sistemas de aeração nas leiras, permitindo uma redução de 50% na área demandada. Além disso, o adubo produzido pode tornar - se uma fonte rentável, gerando lucros para a cidade, os quais podem ser convertidos em benefícios em prol da população.

Palavras-Chave: Resíduos Orgânicos, Demanda por área, Gerenciamento ambientalmente adequado

1. Autor, Graduação (Cursando), INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ - IFCE
  2. Co-autor, Graduação (Cursando), INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ - IFCE