X Encontro de Iniciação Científica & IX Encontro de Extensão

Território e Desenvolvimento: criando cidades inteligentes

ISSN 1984-1876Setembro/2017

VIABILIDADE DE INSERÇÃO DA TECNOLOGIA DO REATOR UASB NO TRATAMENTO DE EFLUENTE DOMÉSTICO DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE

Monique da Silva Albuquerque1

Ravelly Luna Alves Belém2

José Lima de Oliveira Júnior3

Introdução: Os centros urbanos são cenários para a maioria dos problemas ambientais, onde os aspectos ambiental, social e econômico devem ser considerados em uma intervenção visando a qualidade de vida populacional (GOMES, 2009). Em consequência, a área urbana se torna o cerne das soluções de tais problemas (EUROPEAN COMMISSION, 2007). Neste contexto surge o conceito de cidades inteligentes, que utilizam tecnologias objetivando melhorias no bem-estar social, garantindo a todos o direito de um meio ambiente equilibrado, defendendo a dignidade à vida, conforme exposto no artigo 225 da Constituição Federal de 1988. A partir da problemática urbana destaca-se a necessidade da universalização no tratamento de efluentes, visando a proteção ao ambiente e à saúde da população. Para tanto, é necessário encontrar tecnologias de tratamento economicamente viáveis capazes de atender aos requisitos mínimos de qualidade do efluente determinados em normativas e leis. Surge assim, a relevância de selecionar a melhor tecnologia aplicada ao tratamento dos esgotos sanitários de Juazeiro do Norte, no esforço de caminhar os primeiros passos para inserir o município na realidade das cidades inteligentes. Objetivo: Objetiva – se verificar a viabilidade de implantação de reatores anaeróbios de fluxo ascendente (UASB), em comparação com sistema de lagoa facultativa, na remoção de matéria orgânica, demonstrando o uso da tecnologia anaeróbia na universalização do serviço de tratamento dos esgotos em face de seu menor custo total. Averiguando a perspectiva de inserção do município de Juazeiro do Norte na realidade de cidades inteligentes. Metodologia: Realizou-se um estudo teórico com abordagem de caráter qualitativo e quantitativo, na cidade de Juazeiro do Norte. Os procedimentos adotados foram pesquisas bibliográficas e documentais, tais como artigos, livros, legislações e normativas acerca do tema. Além disso, realizou – se tratamento de dados, utilizando o Excel 2013, para obtenção da projeção populacional e resultados de eficiência da remoção de matéria orgânica, custos de implantação e demanda por área para reator UASB e lagoa facultativa, de forma que pudessem ser realizadas análises comparativas para a avaliação da viabilidade de implantação da tecnologia mais apropriada ao contexto local. Os dados populacionais foram extraídos do Perfil Básico Municipal (2016) e a projeção foi realizada com o uso da progressão aritmética. Os dados para avaliação da eficiência de remoção de matéria orgânica, custos de implantação e de demanda por área foram empregados na faixa mediana relatada na literatura especializada. Conclusão: Observou - se que a lagoa facultativa possui uma eficiência de remoção de matéria orgânica maior que o reator UASB, com efluente tratado apresentando concentrações médias respectivas de 60 e 90 mg.L-1. Apesar da eficiência da tecnologia UASB ser 33% inferior para as concentrações iniciais estimadas, o reator atende à COEMA nº2 de fevereiro de 2017, que recomenda que efluentes despejados em corpos hídricos não devem ultrapassar uma concentração de 120 mg/L. Quanto aos custos e demanda por área para implantação, o reator UASB apresenta maior atratividade, visto que, ao se comparar a lagoa facultativa, tecnologia utilizada atualmente na E.T.E do município (E.T.E. Malvas), o UASB apresenta uma economia de R$ 6.939.800,00 nos custos de implantação e uma redução na demanda por área de 1.018.415 m². Assim, a tecnologia do tipo UASB mostrou-se mais atrativa, na comparação com o sistema de lagoas utilizados na E.T.E. Malvas na remoção de matéria orgânica, apresentando vantagens tanto em termos dos custos de implantação quanto de demanda por área. Quanto à eficiência de remoção, o reator UASB, mesmo apresentando menor efetividade, satisfaz a legislação estadual vigente. Com tais benefícios, o uso da tecnologia favorece a universalização do esgotamento sanitário doméstico.

Palavras-Chave: Universalização do tratamento de esgoto, Tecnologias de tratamento, Saúde

1. Autor, Graduação (Cursando), INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ - IFCE
  2. Co-autor, Especialização (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  3. Orientador, Doutorado (Concluído), UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG