X Encontro de Iniciação Científica & IX Encontro de Extensão

Território e Desenvolvimento: criando cidades inteligentes

ISSN 1984-1876Setembro/2017

Progressão versus Regressão: Uma análise da Política Pública enquanto instrumento de busca por Cidade Inteligente em Juazeiro do Norte/CE

Laquis Macêdo Gadêlha1

Jacsa Vieira de Caldas2

Introdução: As cidades inteligentes, também conhecidas como Smart Cities, começaram a ter repercussão em meados de 1999, como a cidade Singapura. Desde então esse tema vem ganhando força e adeptos inclusive no Brasil, onde se encontra a cidade de Piraí, no estado do Rio de Janeiro, sendo a mais famosa, ganhando prêmios e destaques internacional. Estas cidades estão voltadas a políticas de educação, transporte, saneamento, entre outros que apresentam bastante qualidade desfrutando de tecnologias, conectando a todos os seus habitantes com a partilha de seus recursos e a interação do Governo e da população. Salienta-se diferenciada do que se pode observar no Município de Juazeiro do Norte/CE, bem como em demais da região. A cidade de Juazeiro do Norte/CE está localizada no sul do Ceará, foi fundada por ênfase politica e religiosa, predominante em torno do padre Cicero, sendo assim considerado hoje um dos maiores centros religiosos, concentrando cerca de 1,5 milhão de fieis ao ano com romarias. Com isso a cidade, a cada ano cresce mais e com esse crescimento populacional cresce também as necessidades da população. Ratifica-se que nas mais variadas áreas, a referida cidade tem diversas potencialidades, seja na arte, teatro, música, artesanato, costura, dentre outros. Motivo pelo qual a cidade pode ainda se desenvolver com a participação do Estado enquanto responsável pela evolução e melhoria das relações sociais. São políticas como, saneamento básico, educação, transporte, assistência social, entre outras, que tem se estratificado, e a população é a única que sofre com o seu sucateamento. A intenção é que estas famílias, tenha o seu direito constitucional garantido, que sejam atendidas, orientadas e que possuam a sua cidade como propriedade, como cidadão que possua acesso ao poder de decisão através do controle social obtendo identidade e se sentindo pertencente a um meio. Objetivo: Busca-se expor quais as politicas aplicadas na cidade de Juazeiro do Norte e analisar as que necessitam melhorar e quais precisam ser implementadas. Com uma ênfase na transformação da cidade em uma cidade inteligente. Metodologia: O presente trabalho tem uma abordagem metodológica voltada a uma pesquisa teórica qualitativa, que se da pela aproximação da realidade abastecendo formas para uma intervenção sob o real, de cunho bibliográfico documental, com ênfase em uma analise sobre o referente tema. Conclusão: Podemos concluir que a cidade de Juazeiro do Norte/CE ainda está longe de ser uma cidade inteligente, por ter um grande número de problemas a serem superados para o bem estar da sociedade, entre esses problemas existem o próprio saneamento básico, a saúde, a educação e o transporte. Mesmo tendo uma grande trajetória para se chegar a uma cidade inteligente, não significa que a cidade não possa chegar a ser, mas significa que ainda precisa de uma grande caminhada a esse objetivo. Sendo assim, necessário é insistir na distribuição socializada dos bens produzidos, assim como, da presença ativa do Estado para um bom desenvolvimento da cidade. Ter uma repartição sensata de recursos pode diminuir os impactos negativos, fortalecendo também os vínculos do Estado e sociedade. Para se cultivar uma cidade inteligente é preciso comprometimento de todos e força de vontade para mudar, mesmo sabendo que ira enfrentar obstáculos.

Palavras-Chave: Cidades inteligentes, Juazeiro do Norte/CE, Politicas Publicas.

1. Autor, Graduação (Cursando), UNILEÃO - CENTRO UNIVERSITÁRIO
  2. Orientador, Especialização (Concluído), UNILEÃO - CENTRO UNIVERSITÁRIO