X Encontro de Iniciação Científica & IX Encontro de Extensão

Território e Desenvolvimento: criando cidades inteligentes

Juazeiro do Norte - CE


ISSN 1984-1876Setembro/2017

A Evolução Conceitual do Marketing.

Thallita Pâmela Pinho de Oliveira1

Mila Fonteles Barbosa Ferreira Costa2

Introdução: O marketing, mesmo com toda evolução e participação na sociedade, ainda é uma Ciência cheia de interrogações para os leigos no assunto, mas de forma geral, o mesmo auxilia ativamente em todos os níveis de mercado, como também na vida das pessoas. Do que se trata esse estudo? Como aparece? As pessoas sabem realmente em que consiste a mercadologia que o marketing proporciona? O conceito de Marketing tem evoluído ao longo dos anos, acompanhando a evolução do mercado e das suas tendências,como também da forma de pensar dos consumidores. A primeira definição para este termo, feita pela Associação Americana de Marketing, em 1960 ,foi: ”o desempenho das atividades comerciais que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor ou usuário”. (LAS CASAS, 8ed, 2009, p.2), por ser considerado incompleto, mesmo que fosse o único adotado, caiu em desuso, então, em 2005, a mesma Associação redefiniu que o Marketing: “é uma função organizacional e um conjunto de processos para criar, comunicar, e entregar valor aos consumidores, bem como gerir as relações entre eles, a fim de beneficiar a organização e seus constituintes”. (MAGALHÃES ,M.F, 2006,p.1) Existe ainda um conceito bem mais atual, criado por Gary Armstrong, em 2007, onde ele menciona que: “o marketing é um processo administrativo e social pelo qual os indivíduos e organizações obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de valor com os outros”. (ARMSTRONG, G.; KOTLER, P. Princípios de Marketing, 15ºEd., 2014) Sabendo que as pessoas tem um entendimento distorcido sobre o que é marketing, que geram equívocos no seu uso e aplicação de suas ferramentas, se faz necessário esclarecer as dúvidas pertinentes, e também, a dinâmica do mercado faz com que seja necessária a atualização constante da aplicação do marketing, e por fim, para o estudo ser completo, faz-se necessária a compreensão de quem é o novo consumidor nos dias de hoje. Objetivo: Apresentar um conceito de marketing que seja coerente, tanto com os principais estudiosos da área quanto com o pensamento atual do mercado. Objetivos específicos: - Descrever a evolução do conceito de marketing ao longo do tempo; -Entender quem é o consumidor moderno; -Conceituar o marketing 3.0, através da visão dos autores da atualidade; -Desmistificar muitos conceitos errados sobre o marketing; Metodologia: Pesquisa teórica, descritiva e exploratória, de caráter qualitativo, através da análise de dados bibliográficos. Conclusão: A pesquisa ainda está em andamento, sendo assim, não é possível explanar sobre as conclusões.

Palavras-Chave: Marketing, Conceito, Evoluçao

  1. Autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  2. Orientador, Mestrado (Cursando), UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI - UFCA