X Encontro de Iniciação Científica & IX Encontro de Extensão

Território e Desenvolvimento: criando cidades inteligentes

ISSN 1984-1876Setembro/2017

REVITALIZAÇÃO EM ÁREAS CENTRAIS MEDIANTE INTERVENÇÃO SUSTENTÁVEL

Alane Soares Gomes1

Joana Taciana de Sousa Soares2

Francisco David da Silva Santos3

Celina Izar Correia de Lima4

Introdução: A cidade de Juazeiro do Norte localizada no Ceará é considerado o maior município do Cariri, onde iniciou seu desenvolvimento por volta do século XX. A Metrópole sofreu um desenvolvimento proeminente do meio urbano através da crescente visitação dos fiéis por conta do turismo religioso, do crescimento da economia através da implantação de indústrias e do aumento da população local. Pelo efeito de urbanização acelerada e sem planejamento, acabou gerando-se dificuldades para o município sobre tudo em relação a mobilidade urbana e consequentemente uma má qualidade de vida para as pessoas. A revitalização de uma área urbana busca proporcionar um novo vigor as regiões degradadas, mediante uma intervenção do espaço, através de meios que englobam exemplos de sustentabilidade, promovendo assim a reutilização da área, apropriação do espaço público e de qualidade de vida urbana. Objetivo: O espaço urbano atual juazeirense encontra-se em um estado que requer atenção, frente as necessidades da população que não estão sendo atendidas. Com o artigo, busca-se comprovar que a cidade necessita de um planejamento sustentável, especificamente nas suas áreas centrais. Os projetos voltados para revitalização de áreas urbanas são realizados para obter melhorias na qualidade de vida das pessoas. Dentre esses projetos podemos citar Copenhague na Dinamarca, Bogotá na Colômbia, e algumas cidades brasileiras como Curitiba e São Paulo. Essas cidades utilizaram maneiras diferentes de revitalização em suas áreas, como o fechamento de ruas, a utilização das bicicletas e principalmente a pedestrianização, favorecendo assim as ruas para os pedestres e tornando o ambiente menos poluído. Devolver o acesso dos pedestres às ruas, torna o ambiente mais atrativo e sustentável, pois ao utilizar menos os automóveis, irá contribuir para a diminuição da poluição do ar. Dessa forma, a realização dessas revitalizações em cidades de diferentes países e cidades brasileiras, são uma grande demonstração que esse meio de “consertar” a cidade funciona. Metodologia: Nesse contexto, a proposta desse artigo é desenvolver uma discussão e análise realizada por estudantes do curso de arquitetura e Urbanismo da Faculdade Paraíso do Ceará – FAP, baseada em pesquisas bibliografias sobre uma possível revitalização no centro de Juazeiro do Norte. A carência de organização na cidade de Juazeiro acontece geralmente nas áreas centrais de maiores fluxos que acabam por não suprirem com as necessidades da população. Estas áreas atualmente priorizam os veículos ao invés dos pedestres, em regra, os espaços para os pedestres são feitos de maneira inadequada, muitas vezes não é acessível, tanto aos deficientes físicos como para os idosos. Além disso, alguns locais e vias nem sequer possuem espaço para locomoção dos pedestres, ocasionando conflitos entre pedestres e automóveis. Conclusão: Os resultados esperados com a análise feita no comparativo dos projetos existentes de revitalização em áreas centrais, é demonstrar que a cidade de Juazeiro do Norte carece de um projeto de revitalização para atender tanto a sua demanda de turistas quanto para promover melhorias na cidade. Com o desenvolvimento de um projeto adequado da área e sua possível implantação, proporcionaria assim, uma valorização da área em questões econômicas e de interesses comerciais, turísticos e populacional.

Palavras-Chave: Revitalização, Sustentabilidade, Qualidade de vida

4. Orientador, Mestrado (Concluído), UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB