X Encontro de Iniciação Científica & IX Encontro de Extensão

Território e Desenvolvimento: criando cidades inteligentes

ISSN 1984-1876Setembro/2017

Marketing Digital para pequenas empresas

Francisco David Pereira Lima1

Nayana Simião Figueiredo2

Phellipe Adler da Silva Santos 3

Klennia Nunes Feitosa4

Introdução: Hoje, com os avanços tecnológicos e o auxílio das redes sociais, a relação entre - empresa e cliente, é mais dinâmica, potencializada e com alcances bem maiores. O que a internet faz é aproximar, vender e informar, o que normalmente acontece nos pontos de venda, agora com possibilidades ainda maiores, de migrar para instâncias virtuais, atingindo maiores e potenciais consumidores. De acordo com Nogueira (2014) “Marketing Digital como o próprio nome já diz é o bom e velho Marketing só que trabalhando por meios das ferramentas digitais”, ou seja, é o Marketing tradicional aplicado na internet, em sites e mídias sociais. O artigo irá explicar a importância do Marketing digital para pequenas empresas, mostrando as vantagens de usar a ferramenta e o quanto a empresa pode melhorar seu faturamento usando ela a seu favor. Objetivo: O objetivo do artigo é mostrar para as pequenas empresas que o mercado está cada vez mais conectado, sendo assim indispensável investir em mídias digitais. Para incentivar as empresas a investirem em anúncios em redes sociais, portais de buscar como o Google, criar site institucional ou e-commerce, possibilitado a existência do negócio também no mundo virtual. Dessa forma, com auxílio do marketing digital pode-se prospectar novos clientes e parceiros. Aliado a isso, pode-se dizer que a internet também atua no processo de decisão de compra de um consumidor, através de vários estímulos, principalmente emocionais, despertando a necessidade da adquirir algo. Metodologia: Nesta ocasião, apresenta-se os aportes teórico-metodológicos que nortearam a concretização deste estudo. Define-se a pesquisa como sendo descritiva e bibliográficas, onde a fonte principal foi artigos na internet e livros sobre o Marketing Digital. De acordo com Gabriel (2010, p. 104) Marketing Digital é conceituado como “o marketing que utiliza estratégias em algum componente digital no marketing mix – produto, preço, praça ou promoção”. No marketing digital são utilizadas diversas estratégia, dentre elas estão o Marketing de conteúdo, Marketing nas mídias sociais, e-mail marketing, Marketing Viral e publicidade online. As pequenas empresas devem buscar a melhor forma de se posicionar online. Existe a metodologia dos 8Ps de Marketing Digital (VAZ, 2011) que facilita a tarefa dessas empresas. Além disso, o e-commerce é um modelo de negócio de vendas virtual que se utiliza da internet para funcionar, com o custo inicial baixo se torna interessante para pequenas empresas, já que elas geralmente fazem investimentos em curto prazo dependendo de retornos rápidos. O e-commerce ainda proporciona um maior alcance de clientes (ARAUJO; ZILBER, 2013). Facilita também as pequenas empresas de alcançarem seu público alvo com uma grande variedade de produtos. Conclusão: Conclui-se a partir das informações pesquisadas neste artigo que o Marketing surge para satisfazer as necessidades, desejos e demandas dos consumidores e que o marketing digital veio para facilitar ainda mais o relacionamento com o consumidor e vice e versa. Uma pequena empresa que utiliza corretamente as ferramentas de marketing digital utilizando a metodologia dos 8ps e as estratégias de marketing tem grandes chances de se destacar no mercado. O e-commerce também se destaca por seu baixo custo de implantação e o alcance nacional que pequenas empresas antes não tinha acesso, a comunicação com o cliente e o feedback sobre os produtos e serviços praticamente de forma instantânea também é uma excelente vantagem para a empresa, além de diminuir os custos e elevar as vendas. Por fim, é importante deixar claro que o marketing digital é apenas uma das ferramentas de ascensão, item inserido no composto maior do marketing. Utilizá-lo isoladamente é um risco, por isso, unir as mídias é a melhor opção.

Palavras-Chave: Marketing Digital, E-commerce, Pequenas Empresas

4. Orientador, Mestrado (Concluído), UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN