X Encontro de Iniciação Científica & IX Encontro de Extensão

Território e Desenvolvimento: criando cidades inteligentes

ISSN 1984-1876Setembro/2017

Avaliação de desempenho lumínico na biblioteca da faculdade paraíso: aplicabilidade dos conceitos na melhoria da execução de atividades

Rosaline de Sousa Bezerra Apolinário Macedo1

Gabriel Ferreira Monteiro Coelho2

Ezio Luiz Martins Simões3

Introdução: A biblioteca acadêmica tem fundamental importância no processo educativo, com a disponibilidade de serviços e informações. Como afirma Sobral (1982), é um espaço de informação a qual o leitor deve se sentir aconchegado e deve, também, propor novas ideias e pensamentos, sejam elas coletivas ou individuais. Sobre essa ótica, é certo afirmar que projeto arquitetônico deve ser produzido combinando todas as variáveis, como: a forma e a função que, juntas, integram o espaço dimensionado e útil, proporcionando contribuições significativas nas atividades executadas no espaço. A tarefa de tornar os lugares mais atrativos transforma-se no objetivo de melhorar o bem-estar de todos, acrescentando a eficiência, a produtividade e melhorando a ligação entre os sujeitos que pertencem ao sistema. Em diferentes estabelecimentos faz-se necessária uma iluminação adequada, em sua abrangência, conveniente para suprir as necessidades das atividades desenvolvidas. De tal modo, optou-se por avaliar as condições lumínicas da Biblioteca da Faculdade Paraíso. Segundo o site da instituição, a biblioteca da Faculdade Paraíso do Ceará, nomeada João Paulo II, está localizada na cidade de Juazeiro do Norte e oferece suporte informacional necessário ao desenvolvimento dos cursos que a instituição oferece, suprindo a demanda de pesquisas e estudos. Objetivo: O trabalho tem como propósito salientar a relevância do conforto lumínico no que se refere à utilização da iluminação natural e artificial, ajustado ao ambiente em análise, gerando um cenário adequado. É sabido que a biblioteca da Faculdade Paraíso do Ceará é um lugar diariamente frequentado por diversos alunos da instituição, com isso, se faz necessário uma análise de conforto lumínico levando em consideração as necessidades de um ambiente adequado para contribuir com as atividades exercidas pelos estudantes. Avaliou-se, com a análise observacional, o aspecto lumínico que interfere no processo de execução de atividades no ambiente que, com o auxílio da base metodológica, dará alicerce para endossar a pesquisa. Pretende-se, ainda, com o questionário, obter respostas coerentes às expectativas do ambiente em análise. Metodologia: Incluem-se, nesse estudo, levantamento de análises baseadas em dados primários, extraídos de publicações originais contidas nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Portal de periódicos da CAPES e secundários, dos quais iremos obter conceitos congruentes ao objetivo da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva, documental e com abordagem quantitativa qualitativa. Sendo que, a analise quantitava irá obter resultados por meio de aplicação de questionário com 30 estudantes e a qualitativa, através da percepção do espaço estudado. Conclusão: Em virtude do tempo, o estudo ainda se encontra em formação.

Palavras-Chave: Avaliação lumínica, Conforto lumínico, Adequação da luz natural

3. Orientador, Mestrado (Concluído), UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB