X Encontro de Iniciação Científica & IX Encontro de Extensão

Território e Desenvolvimento: criando cidades inteligentes

ISSN 1984-1876Setembro/2017

Desenvolvimento de sistema de controle supervisório para a plataforma de digitalização tridimensional do grupo de pesquisa FAPi3D

Otávio Luiz de Souza1

Abner Leonel Machado2

Priscila Maria Ferreira de Oliveira 3

Paulo Vinicius Pereira Pinheiro4

Introdução: Os sistemas de digitalização tridimensional atualmente disponíveis estão se tornando cada vez mais populares para a indústria. Isso porque a necessidade do aumento da qualidade e adequação dos produtos aos seus consumidores dá celeridade ao desenvolvimento. Nos últimos anos, apesar da melhoria dos métodos, técnicas de obtenção de dados e as ferramentas computacionais evoluírem consideravelmente, ainda se faz necessário grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento para aumentar o acesso à essa ferramenta. Para tal, inúmeras empresas desenvolveram scanners 3D portáteis para dar acesso à essa tecnologia por projetos em pequena escala. Contudo, para seu uso em escala profissional, uma plataforma de controle automatizada deve ser utilizada. Algumas empresas já oferecem a tecnologia necessária para este fim. No entanto, devido aos elevados preços, acaba por inviabilizar uma boa parcela dos projetos em desenvolvimento. Este trabalho propõe um sistema de controle supervisório para a plataforma de digitalização desenvolvida pelo grupo de pesquisa FAPi3D de baixo custo e totalmente funcional, aumentando a capacidade do trabalho desenvolvido pelo grupo de colaborar na prototipação de produtos para as indústrias da macrorregião do Cariri. Objetivo: Devida a popularização dos sistemas de digitalização tridimensional, equipamentos com essa finalidade tem atraído atenção de muitas empresas especializadas no desenvolvimento de estações e cabines de escaneamento. Na prática, elas tornam o processo mais rápido, confiável e profissional. Como mencionado anteriormente, o número de protótipos para esse fim é limitado e, como a demanda ainda não acompanha a evolução, seu preço torna-se pouco atrativo. O grupo de pesquisa FAPi3D está desenvolvendo uma plataforma de digitalização tridimensional. O objetivo deste projeto é desenvolver um sistema de controle supervisório para o uso deste equipamento. Todo o sistema de controle de rotação será supervisionado por um controlador tipo ARDUINO©. Metodologia: Inicialmente, existe a necessidade de adaptação do eixo principal de rotação a um motor que possua a capacidade de baixa rotação constante, para que sua estabilidade seja verificada. Servomotores serão utilizados nos outros 2 graus de liberdade (elevação e rotação por seu eixo transversal). O motor principal será acionado via ARDUINO através de relés de ativação e os servomotores regulados diretamente pelo controlador. Uma interface de controle também deverá ser criada, possibilitando ao usuário o fornecimento de parâmetros como elevação e velocidade de rotação. Conclusão: Com o desenvolvimento do sistema de controle supervisório, espera-se que o processo de digitalização tridimensional seja executado de forma autônoma e os resultados possuam mais qualidade do que a atividade realizada manualmente (por um humano). As falhas no processo manual são significativas e geram por muitas vezes a necessidade de repetição do processo. Através do uso do sistema, o tempo de digitalização será reduzido e também dispensará a necessidade de supervisão por parte de um operador.

Palavras-Chave: plataforma de digitalização tridimensional, scaner 3D, sistema de controle supervisório

4. Orientador, Doutorado (Concluído), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP