X Encontro de Iniciação Científica & IX Encontro de Extensão

Território e Desenvolvimento: criando cidades inteligentes

Juazeiro do Norte - CE


ISSN 1984-1876Setembro/2017

MARKETING SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO DE CASO DE TRÊS EMPRESAS QUE ADOTARAM ESSA PRÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO.

Bárbara Feitosa Brilhante1

Natália de Sales Nunes2

André Luis Leôncio Ferreira3

Danyelle Queiros Lima Chagas4

Introdução: Atualmente vivemos uma crise em relação às questões ambientais. Nosso planeta dá sinais que não suporta mais o ritmo de consumo que imprimimos. A produção tem um ritmo tão acelerado e frenético que não dá tempo o planeta se regenerar. A poluição da terra, da água e do ar, chegaram a níveis tão altos que em alguns países certas regiões chegam a ter níveis de poluentes que provocam deformidades e problemas gravíssimos de saúde para os habitantes locais. Todos esses problemas são sintomas de um sistema em crise que necessita de um novo olhar e de novas alternativas de produção. Até porque o que se faz a nível local reflete obrigatoriamente em toda parte e a sucessão de ocorrências catastróficas ligadas ao clima e ao meio ambiente, constantemente atacados pelo nosso meio de vida; acabaram forçando a humanidade a repensar sua forma de se relacionar com o planeta. Mudanças radicais vêem acontecendo no cenário político e econômico mundial nos últimos anos. A sociedade civil está exigindo mais dos governos e, consequentemente, das instituições privadas. Acredita-se que a responsabilidade ambiental e social é de todos. Essa grande mobilização da sociedade no mundo atual fez com que surgissem grupos organizados. Assim, as empresas têm que administrar seus negócios obedecendo aos princípios éticos e responsáveis em todas suas relações. Nunca o comportamento das empresas foi tão importante para a imagem de suas marcas. Objetivo: Realizar um estudo sobre Marketing versus Sustentabilidade, apresentar os conceitos de Marketing, Desenvolvimento Sustentável, Marketing Sustentável/Verde e as Vantagens das Empresas Ambientalmente Responsáveis. Metodologia: Esta pesquisa é de cunho qualitativo e caráter exploratório. Utilizou-se revisão bibliográfica de acordo com Gil (2008) para abordar conceitos relacionados ao Marketing que para Froemming (2008) “rege as relações de troca, transcendendo as trocas meramente econômicas, abrangendo as relações sociais, troca de ideias, de valores e comportamento” e a Sustentabilidade que segundo Guimarães (2011) “satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”, tal como a importância do Marketing Sustentável para as empresas atuais, de acordo com Kotler e Arsmtrong (2015) “O marketing sustentável requer ações responsáveis em termos sociais e ambientais, que atendam às necessidades atuais de consumidores e empresas e, ao mesmo tempo, preservem ou intensifiquem a capacidade das futuras gerações de atenderem às necessidades delas.” Conclusão: As empresas que se mostram mais preocupadas com o futuro e a manutenção das futuras gerações, e se mostram comprometidas com a causa buscando engajamento e elaborando estratégias sustentáveis, destacam-se da concorrência e desenvolvem resultados lucrativos. A fim de expor discussões inerentes a resultados obtidos por empresas que investem em ações sustentáveis e os resultados obtidos através de relatórios das mesmas, consideramos três organizações, elas são exemplos de empresas preocupadas com o meio ambiente, investidoras em projetos socioambientais e que obtiveram resultados positivos, retorno dos investimentos com lucros. Dessa forma, proporcionaram força a marca com geração de valor aos produtos e serviços e aliaram as ações com suas práticas ambientais desenvolvendo assim, um melhor relacionamento com seus clientes através dessa ferramenta. Portando Empresas como: Unilever, GERDAU e o Grupo O Boticário, levantaram a bandeira da sustentabilidade e demonstraram resultados positivos com as ações desenvolvidas através de seus disclosure ambientais.

Palavras-Chave: MARKETING, SUSTENTABILIDADE, ESTRATÉGIA

  1. Autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  2. Co-autor, Graduação (Concluído), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  3. Co-autor, Graduação (Cursando), FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
  4. Orientador, Mestrado (Concluído), UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI - UFCA